• 20 ABRIL 2024

Evolução é infinita, aponta estudo de duração recorde

Muitos desafios da vida moderna são uma consequência do processo evolutivo

Evolução é infinita, aponta estudo de duração recorde

06:16 - 23/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Experiência

Cientistas da Universidade australiana de Monash, que realizaram um dos projetos científicos mais prolongados, descartaram a teoria da evolução limitada dos organismos vivos. Na realidade, Charles Darwin tinha razão: a mudança de condições externas leva à evolução infinita.

Muitos desafios da vida moderna são uma consequência do processo evolutivo. Por exemplo, o desenvolvimento das células cancerosas e a resistência das bactérias aos antibióticos se devem ao processo de adaptação e, da mesma forma, as mudanças climáticas estão forçando ecossistemas inteiros a se adaptar ou a morrer, lê-se em um artigo publicado no portal Phys.org.

+ Esporte mata interesse das mulheres pelo sexo, aponta estudo

A pesquisa, realizada por cientistas australianos e publicada na revista Nature, permitiu estudar o processo de adaptação do ponto de vista molecular. O cientista Mike McDonald e seus colegas realizaram um estudo de laboratório de milhares de gerações de leveduras e outros microrganismos, incluindo a Escherichia coli. Este experimento liderado por Richard Lensky estava sendo realizando há 30 anos, que é o prazo recorde.

"O estudo de Lensky é o experimento mais longo sobre a evolução dos microrganismos, e inclui a pesquisa de 67 mil gerações da Escherichia coli, equivalente a um milhão de anos de evolução humana", explicou McDonald.

O experimento mostrou que a Escherichia coli estava evoluindo de forma constante apesar de viver em condições estáveis. Sua evolução acabou por ser infinita. Isso prova a teoria de Darwin quanto à sobrevivência do mais apto e refuta a hipótese de que o processo evolutivo tem seu limite na forma de uma "adaptação máxima". "Os aptos tornam-se mais aptos", concluiu McDonald. Com informações do Sputnik Brasil.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser