Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corrida diminui os riscos de câncer de mama, diz especialista

Entenda os benefícios da prática de atividade física pelas mulheres

Corrida diminui os riscos de câncer de mama, diz especialista
Notícias ao Minuto Brasil

08:01 - 27/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, em 2016 foram registrados 58 mil casos no País. Pensando nisso se criou a campanha “Outubro Rosa” com a intenção de deixar as mulheres mais bem informadas quanto as maneiras de prevenção da doença.

Assim como na maior parte das doenças crônicas, a prevenção do câncer de mama pode estar relacionada com a prática da atividade física e o sedentarismo. Um estudo apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou que cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos.

+ Câncer de pele: especialista alerta para os cuidados com a pele

Gabriela Sanches, embaixadora da HOKA ONE ONE Brasil e educadora física, explica que a prática de atividade física para as mulheres regula o ganho de massa óssea, de massa muscular e o metabolismo, além da prevenção contra doenças mais graves. “As atividades físicas na vida das mulheres reduzem muito a utilização de remédios para ansiedade, depressão e pânico, graças ao bem-estar que elas proporcionam e à liberação de hormônios que fazem a regulação do organismo. O exercício físico melhora a autoestima da mulher, o sono, o humor, regula o peso, e com isso evita doenças”, explica a professora de aulas de funcional e corrida.

Gabriela conta também que os exercícios ajudam a reduzir os efeitos negativos do período menstrual como a ansiedade e a vontade de comer doces, pois após o exercício liberamos dopamina e endorfina. “A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir contra alguns tipos de câncer, inclusive o de mama”, diz.

Quanto a prática da corrida pelas mulheres, elas têm mais tendência a desenvolver lesões nos joelhos por aspecto de anatomia, mas nada muito grave. Gabriela recomenda apenas tomar cuidado na prescrição e dosagem dos treinos. “Não existe muita diferença entre mulher e homem. Mulheres também ganham massa muscular, porém existe uma dificuldade maior por conta dos hormônios femininos. O ganho para elas geralmente é mais lento, por uma questão hormonal. Na corrida, temos que respeitar sempre a individualidade biológica de cada indivíduo e manter uma regularidade para que as práticas se tornem efetivas”, finaliza a também corredora.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório