Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dia Mundial da Pasta: conheça benefícios do alimento

Especialista diz que consumo ajuda a emagrecer e a dormir melhor

Dia Mundial da Pasta: conheça benefícios do alimento
Notícias ao Minuto Brasil

18:54 - 25/10/17 por ANSA

Lifestyle Comida

No Dia Mundial da Pasta, celebrado nesta quarta-feira (25) em todo o mundo, uma boa notícia para os amantes do alimento: ele torna as pessoas mais felizes, ajuda no emagrecimento e ainda proporciona um sono melhor. "Basta com os falsos mitos sobre a pasta. Não é verdade, por exemplo, que não se pode comê-la à noite. Ela ainda estimula a tireoide e faz muito bem ao humor", diz a endocrinologista e nutricionista italiana Serena Missori.

A especialista deu dicas para quem quer incluir o alimento na dieta de maneira saudável, tornando o consumo de massas um "prazer gastronômico". Segundo Missori, é indicado sempre privilegiar a pasta do tipo "grano duro", sendo ainda melhor se for a opção integral. Já o "spaghetti" é o mais saudável dos tipos de pasta porque contém um índice glicêmico menor e pode ser usado para quem quer perder peso.

+ Lavar o arroz faz o grão perder nutrientes, diz Proteste

A especialista ainda destaca que o consumo da massa muito cozida não deve ocorrer por ser menos saudável. Quando a massa está "al dente", ela contém um menor índice de açúcar e dá mais saciedade, evitando um consumo excessivo do alimento. Ainda de acordo com a endocrinologista, tanto a versão de um espaguete com óleo extravirgem ou uma tradicional carbonara são saudáveis - já que a última dá um "impulso ao consumo de proteínas", além de estimular a tireoide.

A pasta também pode ser consumida à noite, especialmente, em dias em que as pessoas estão estressadas, sofrendo com insônia e, no caso das mulheres, se estão enfrentando a menopausa ou a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Isso porque a massa favorece a síntese da serotonina e de melatonina, fazendo com que o corpo absorva melhor o triptofano e cause um melhor relaxamento, além de favorecer o sono.

Se as pessoas estão relaxadas, os hormônios do estresse são reduzidos, entre os quais o cortisol, que favorece ao aumento de peso. Já a quantidade de vezes que o alimento deve ser consumido varia de pessoa para pessoa, mas a boa notícia é que a pasta pode ser incluída com frequência na dieta. Para quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, uma boa notícia: o consumo de massas feitas de arroz, quinoa ou sarraceno também tem muitos benefícios, desde que sempre cozida "al dente" e associada a verduras e legumes. Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório