Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 estratégias para acabar de vez com as insônias

Passou mais uma noite em claro? Está na hora de resolver a situação

5 estratégias para acabar de vez com as insônias
Notícias ao Minuto Brasil

19:46 - 25/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Ninguém gosta de ter insónias, muito menos quando elas são frequentes e têm um impacto cada vez mais intenso na rotina diária, aumentando os níveis de cansaço, desconcentração, irritação e até mesmo fome. Embora seja muitos fatores que possam contribuir para uma noite em claro (incluindo os genes), é preciso entender que existem gestos diários muitas vezes vistos como inofensivos que acentuam a privação de sono, um dos aspetos que mais afeta a saúde e o bem-estar.

O acompanhamento especializado pode ser uma das formas mais eficazes de compreender a privação e de conseguir traçar um plano de ação para melhorar a qualidade de sono. E esse plano de ação pode começar por criar uma espécie de 'diário de cafeína', isto é, a anotação diária da quantidade de café, dos horários em que é ingerido e do estado em que se ingere a bebida. Nesse mesmo diário deve constar ainda a referência à presença ou ausência de insônia para tentar encontrar um padrão.

+ 9 mitos e verdades sobre a psoríase

De acordo com a revista Self, acabar com a insônia não depende apenas da compreensão do próprio comportamento e do efeito da cafeína, mas também de um cobertor pesado. Sim, dormir com algum peso no corpo ajuda a acalmar e a conseguir ter uma noite mais tranquila.

Uma vez que o uso de smartphones está fortemente associado à má qualidade de sono, mas sabendo que nem sempre é possível banir o seu uso à noite, uma outra estratégia pode ser o uso de óculos que protejam os olhos da luz azul dos gadgets.

Banhos de água quente antes de dormir e recorrer a um suplemento à base de melatonina (desde que devidamente indicado por um médico) são outras estratégias eficazes. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório