Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como evitar acidentes com a panela de pressão, como o de Danilo Gentili

Um item muito prático na cozinha, a panela é segura, desde que sejam respeitadas as normas de segurança

Como evitar acidentes com a panela de pressão, como o de Danilo Gentili
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 27/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Danilo Gentili sofreu uma queimadura no rosto nesta quinta-feira (26) à noite, ocasionada pela água quente da panela de pressão. O apresentador postou uma foto nas redes sociais mostrando o rosto visivelmente vermelho, e contou que colocou a lata de leite condensado no equipamento para transformá-lo em doce de leite. A técnica, apesar de muito utilizada na cozinha, requer cuidados, para evitar acidentes como o de Danilo.

Quando for cozinhar leite condensado pra fazer doce de leite tome cuidado. Afaste bem o rosto pra abrir a panela de pressão.

Uma publicação partilhada por Danilo Gentili (@danilogentili) a Out 26, 2017 às 11:29 PDT

+ Como perceber se a carne está própria ou não para o consumo

Um item muito prático na cozinha, a panela é segura, desde que sejam respeitadas as normas de segurança. O perigo está em não fazer a manutenção correta, afirma o site IG Delas. O aparelho deve possuir o selo de qualidade Inmetro, o que confirma que a panela passou por todos os testes de segurança. A quantidade mínima de um terço e máxima de dois terços de água também deve ser respeitada. A borracha de vedação deve estar em perfeitas condições, para assegurar que a panela fica bem vedada e a válvula com chiado assegura que o vapor está sendo liberado do interior e a panela está funcionando em conformidade.

Um outro passo muito importante e que muitas pessoas não respeitam é o momento de abrir a panela. A tampa jamais deve ser forçada e o vapor deve sair completamente. Para deixar o vapor sair, desligue primeiramente o fogo e espere a panela esfriar, processo que acontece de forma gradativa. Para acelerar o processo, você pode colocar a panela na pia e deixar cair água fria nas lateriais, mas sem submergi-la, para que o vapor saia mais rápido do interior. Por fim, manter a limpeza do equipamento, para que não ocorram entupimentos, é essencial para evitar acidentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório