Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta ácida: entenda o que é e o impacto que ela pode ter

Descubra tudo o que precisa de saber sobre a dieta ácida

Dieta ácida: entenda o que é e o impacto que ela pode ter
Notícias ao Minuto Brasil

09:51 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Emagrecer

Lynda Frassetto, médica nefrologista e professora catedrática na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, esteve presente no Congresso Europeu de Nutrição Funcional, onde falou sobre a carga ácida da dieta e do impacto que ela tem nos rins.

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, a especialista revelou que apesar de todos os alimentos conterem substâncias químicas que são metabolizadas em ácidos, a dieta ocidental, tipicamente baixa em frutas e vegetais, é uma dieta já particularmente ácida.

+ Pode comer ovo cru? Nutricionista explica

Fazer uma dieta ácida tem impactos no corpo. “Os ácidos podem afetar muitos sistemas do corpo, incluindo ossos, músculos, função renal, função hormonal e receptores da dor”, explica a especialista.

As pessoas que sofrem de doença renal são particularmente afetadas por fazerem uma dieta ácida, uma vez que “são os rins que excretam os chamados ácidos metabólicos - os ácidos não-CO2 produzidos pelo organismo como os ácidos sulfúrico ou fosfórico”.

Lynda Frassetto indica que fazer uma dieta rica em frutas e vegetais, “pode potencialmente neutralizar os ácidos da dieta e dos processos metabólicos endógenos”. A especialista revela ainda que “em sistemas in vitro, como culturas celulares e modelos animais, com níveis mais severos de acidose metabólica, pode-se mostrar que neutralizar os ácidos no sistema de teste pode prevenir os efeitos do ácido”.

Já em modelos humanos de acidose menos grave, destaca, “existem estudos epidemiológicos que não sustentam os efeitos da base em ossos, por exemplo, e estudos controlados randomizados que o fazem”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório