Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 fatos sobre antibióticos que deve saber

Por terem um impacto que vai muito além do combate às bactérias que causam a infecção, os antibióticos devem ser tomados com alguns cuidados específicos

4 fatos sobre antibióticos que deve saber
Notícias ao Minuto Brasil

19:14 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Medicamento

Os antibióticos são substâncias de origem química, natural ou sintética que têm a função de frear a ação de bactérias e microrganismos nocivos ao organismo. A ingestão deste medicamento apenas deve ser feita sob a vigilância e recomendação médica, uma vez que se trata de um remédio que impacta muito mais do que apenas no combate à origem da infecção.

"Os antibióticos não são todos iguais, por isso, perguntem sempre ao médico o que devem evitar", diz a médica Keri Peterson em declarações à revista Women's Health. Uma das perguntas diz respeito ao impacto que o antibiótico pode ter na ação da pílula contraceptiva. Embora vários estudos já tenham mostrado que a maioria dos antibióticos não 'anulam' o efeito da pílula, é sempre importante perguntar a um especialista qual a ação do antibiótico específico.

+ Pode comer ovo cru? Nutricionista explica

Apesar de ser comum ouvir conselhos que dizem para não beber bebidas alcoólicas quando se toma antibiótico, a verdade é que o álcool não reduz o efeito do remédio, mas faz com que a recuperação possa ser mais lenta, uma vez que afeta negativamente os níveis de energia e o funcionamento do sistema imunológico. Contudo, e uma vez que tanto o antibiótico como o álcool têm um impacto direto na saúde, a combinação de ambos pode causar mal-estar, dores de estômago e até mesmo tonturas, explica a médica, que aconselha sempre a leitura da bula do medicamento para perceber se se trata ou não de um tratamento que impede a ingestão de bebidas alcoólicas.

Por ter como principal função 'matar' as bactérias que estão na origem da infecção, o antibiótico mata toda e qualquer bactéria que esteja ao seu alcance, por isso, ingerir antibióticos deve ser sempre acompanhado de um suplemento de probióticos, que irá reforçar a microbiota e as bactérias boas dos intestinos.

Ao comprar na farmácia o antibiótico é ainda importante saber qual a melhor forma de tomar, uma vez que alguns pedem que o estômago esteja cheio e outros pedem jejum para que a absorção seja mais eficaz.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório