Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba mais sobre a esquizofrenia, doença que afeta Megan Fox

Esta é uma das doenças mentais mais graves

Saiba mais sobre a esquizofrenia, doença que afeta Megan Fox
Notícias ao Minuto Brasil

10:42 - 13/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Atriz

Nunca se falou tanto em saúde mental como nos dias de hoje. E ainda bem. São várias as pessoas famosas que resolvem vir a público para falar sobre suas doenças, principalmente as mentais, mostrando que a depressão, a ansiedade e patologias como a esquizofrenia podem atingir qualquer pessoa.

A atriz Megan Fox confessou pela primeira vez, em 2009, que sofria de esquizofrenia, uma doença mental crônica caracterizada por episódios de delírios. Recentemente, ela veio a público para falar mais sobre o assunto. 

+ 10 dicas para manter a coluna jovem por mais tempo

A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população mundial, mas é uma doença que, nos dias de hoje, consegue ser facilmente controlada através de medicação e psicoterapia, embora os surtos possam continuar acontecendo e, por isso, comprometendo a saúde e o bem-estar do paciente.

Segundo o Deporte y Vida do jornal espanhol As, a doença espelha-se, sobretudo, em alucinações visuais e/ou auditivas, uma condição que, quando não tratada, pode causar pânico no paciente. Uma outra característica das pessoas com esquizofrenia é a tendência para acreditar cegamente em ideias delirantes, muitas vezes sem fundamento ou qualquer lógica. Estas ideias são tidas como válidas e reais e qualquer tipo de contradição de outras pessoas leva a um sentimento de raiva e revolta.

A pessoa com esquizofrenia tende ainda a ter uma percepção distorcida de si mesma e do ambiente que a rodeia, e a desconfiança é o sentimento mais comum em relação aos outros.

A esquizofrenia não afeta somente o discernimento cognitivo das pessoas, a sua capacidade física fica também comprometida, uma vez que a falta de energia é uma das consequências diretas da patologia, que causa ainda falta de motivação, oscilações emocionais e tendência para isolamento social. 

"Os doentes com esquizofrenia raramente são violentos, embora os delírios de perseguição e o uso de drogas aumentem esse risco. Quando a violência ocorre, atinge, geralmente, os membros da família e ocorre dentro de casa", explica o site CUF.

Embora a esquizofrenia seja um dos distúrbios mentais mais estudados pela ciência, ainda não foi possível decifrar uma causa concreta, sabendo-se, porém, que o fator hierárquico é um dos potenciais trampolins da doença. Na prática, quando uma pessoa tem um parente em primeiro grau com esquizofrenia, a probabilidade de sofrer da mesma doença aumenta.

Existe ainda a possibilidade de a doença ser causada por fatores ambientais que comprometam a gravidez. "Os sintomas podem ser causados por acontecimentos como uma situação de conflito ou isolamento social. A utilização de drogas, incluindo cannabis, também tem sido relacionada com o desenvolvimento de esquizofrenia", escreve o site Esquizofrenia24x7, portal dedicado exclusivamente à doença.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório