Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Tratamento com base na alimentação pode ser alternativa ao diabetes

Especialista explica como a reeducação alimentar pode ser um dos principais aliados e ainda ajudar a reduzir ou até eliminar a necessidade de medicação

Tratamento com base na alimentação pode ser alternativa ao diabetes
Notícias ao Minuto Brasil

16:32 - 14/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle COMBATE

As estatísticas relacionadas ao aparecimento do diabetes no mundo inteiro continuam sendo alarmantes. A chegada do Dia Mundial do Diabetes é uma boa oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os riscos e complicações desta doença que atinge milhares de pessoas em todo o globo.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), atualmente cerca de 425 milhões de pessoas tem diabetes e uma a cada duas pessoas não sabe que tem a doença. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas que convivem com o problema.

+ Amenorreia: entenda os sintomas e causas da doença

Para colaborar com a redução no número de casos, acesso à informação e iniciativas que visem a conscientização vem crescendo ano após ano. Uma das principais questões a considerar ao falar sobre o assunto é que são vários os fatores de estilo de vida que podem aumentar o risco de desenvolver o diabetes, tais como o stress (ansiedade), tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, fator genético e um que muitas vezes é subestimado, a alimentação, sendo este o mais importante deles.

Especialista no tratamento de Diabetes e Pesquisador na área da Nutrição, o médico Dr Patrick Rocha tem esclarecido mitos sobre o tratamento ao longo dos últimos anos, auxiliando pessoas de todo o país a viverem de forma mais saudável e sem medicamentos. "Os hábitos alimentares podem ser um dos principais aliados na prevenção e controle da doença. Hipócrates já dizia há milhares de anos atrás que precisamos fazer da nossa alimentação o nosso principal remédio. E isso é verdade, os resultados observados comprovam que a alimentação previne e trata diabetes, reduzindo e, em muitos casos, até eliminando a necessidade de medicação", destaca Dr. Rocha.

De acordo com o médico, a desinformação é considerada um dos maiores obstáculos no controle da doença que avança ano após ano em todo o mundo. A recomendação de condutas dietéticas e adoção de uma alimentação repleta de produtos dietéticos, lights, processados e derivados do trigo podem ser os maiores sabotadores do tratamento. Segundo o especialista, na grande maioria das vezes, estes alimentos podem piorar a condição do diabético, exigindo o uso de dosagens cada vez mais altas de medicação.

"É preciso conscientizar e orientar as pessoas sobre os riscos do diabetes e como a adoção de uma rotina alimentar inteligente é essencial tanto na prevenção, quanto no tratamento. Com a adoção de uma alimentação saudável e estratégica os efeitos são permanentes e o melhor de tudo, de uma forma totalmente natural" destaca Patrick Rocha.

A educação alimentar transforma, previne e pode até tratar doenças sérias, como é o caso do diabetes e também da obesidade. Além disso, o que se sabe, é que quanto mais avançada a idade, mais difícil se torna mudar hábitos e por isso é tão importante que as crianças, orientadas pelos pais, também comecem a aprender desde cedo a importância de comer alimentos que fazem bem para a saúde.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório