Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que é melhor: comer antes de dormir ou ir para cama com fome?

É certo que não se deve fazer um banquete antes de dormir, mas é saudável ir para a cama com a sensação de fome?

O que é melhor: comer antes de dormir ou ir para cama com fome?
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 18/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Uns acreditam que ajuda a limpar o organismo, outros defendem que é a melhor forma de perder peso. Ir para a cama com a barriga 'vazia' não é uma tendência de agora, mas este pode ser um hábito com efeitos indesejados.

+ Pão de Queijo fit de micro-ondas fica pronto em apenas 3 minutinhos

Se, por um lado, ir com alguma fome para a cama pode ajudar a reduzir os níveis de insulina e açúcar no sangue (o que pode impulsionar uma perda de peso mais acelerada), a verdade é que os 'roncos' que se vão ouvir até adormecer podem ser sinal de um mau plano alimentar. Isso porque, se você estiver em uma dieta rica em fibra e gorduras saudáveis, é muito provável que não se sinta fome antes de adormecer mesmo quando se janta ligeiramente cedo.

Além disso, destaca o site Eat This, Not That!, ter fome antes de dormir pode fazer com que se acorde ainda com mais fome, acabando por ingerir um café da manhã mais ou menos descontrolado, acabando com qualquer tentativa de perder peso. Mas não só isso: "o problema de ir para a cama com fome é que isso interfere com uma boa noite de sono", alerta o médico Jim White... e está mais do que provado de que a privação do sono aumenta consideravelmente o risco de ganho de peso.

Então, devemos ou não ir para a cama quando estamos com fome? O melhor é ir saciado e não com fome. Um plano alimentar equilibrado e repleto de alimentos amigos da saúde - como as proteínas magras, a fibra e as gorduras saudáveis - acaba por manter o organismo saciado mais tempo, além disso, a ciência também já provou que pequenos snacks ao longo do dia (e incluindo antes de dormir) são eficazes no controle do peso e também no da sensação de fome.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório