Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ovários Policísticos e SOP são diferentes; entenda

Ginecologista explica as diferenças das doenças

Ovários Policísticos e SOP são diferentes; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 20/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Entenda

Os nomes são parecidos, mas os distúrbios são diferentes e requerem tratamentos distintos, além de possuírem sintomas díspares. Pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) têm o ovário policístico, mas nem todo o ovário policístico tem a síndrome. Isso muitas vezes causa confusão entre as mulheres.

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a SOP é uma síndrome plurimetabólica e muito complexa cujas características são aumento dos hormônios androgênicos (hormônios masculinos), pré-diabetes, surgimento de pelos, acne, oleosidade na pele, quedas de cabelo, falta de ovulação e falhas menstruais. “Por ser mais complexa, o tratamento da SOP também precisa ser acompanhado por outros profissionais como endocrinologista, dermatologista e, algumas vezes, psicólogo”, adverte o médico.

+ Como saber se você entrou em trabalho de parto? Obstetra explica

Já os Ovários Policísticos são pequenos cistos no ovário que provocam um desequilíbrio hormonal e levam a falhas na menstruação ou ovulação e, em alguns casos, dores agudas. Por esta razão, o ginecologista recomenda muita atenção aos sintomas e a procura de um especialista para a realização de exames.

“É necessário ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de álcool e de café, reduzir o estresse, e ter atividades físicas frequentes, além de consultas regulares ao ginecologista”, conclui Mantelli.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório