Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba identificar o que é o ciúme doentio, como o de Gael na novela

Psicóloga explica como curar e ajudar quem sofre da doença

Notícias ao Minuto Brasil

19:24 - 23/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SAÚDE EMOCIONAL

Na atual novela das 9h da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, o personagem Gael, vivido pelo ator Sergio Guizé, morre de ciúmes de Clara, interpretada pela atriz Bianca Bin. Ele, por exemplo, não gosta de vê-la cumprimentando amigos ou mesmo que ela tenha um celular.

Casos assim não acontecem apenas na ficção. Por esse motivo, é importante estar atento para que a pessoa não se torne obsessiva como Gael ou se tornar alguém que aceita esse tipo de comportamento, assim como Clara na novela.

+ 9 dicas para gerenciar conflitos no casamento

De acordo com a psicóloga Ellen Moraes Senra, o que difere um ciúme normal, daqueles que todos nós sentimos, de um ciúme doentio, geralmente, são as manifestações do indivíduo.

Segundo a especialista, quem manifesta um nível doentio de ciúme vê ‘maldade’ em tudo, não importa se é um familiar, uma criança, alguém de seu convívio ou qualquer pessoa fora de seu relacionamento. “Todos esses elementos representam uma ameaça real para a pessoa ciumenta, ainda que não seja de fato”.

"Logo, se seu parceiro ou parceira se sente constantemente ameaçado, isso pode ser um sinal alarmante de que o ciúme está se tornando patológico", alerta.

Ellen comenta que o tratamento para o ciúme doentio é o mesmo para qualquer emoção disfuncional ou desregulada: a psicoterapia focada no problema. “Existem abordagens e técnicas específicas para o tratamento e o próprio grupo psicoterapêutico de apoio pode ser uma saída.”

A psicóloga relata que a melhor maneira do parceiro ajudar é sendo sincero e apontando os momentos exatos em que os comportamentos do outro está sendo exagerado ou prejudicial. “É importante alertar o companheiro. O portador do ciúme só buscará ajuda quando for capaz de enxergar sozinho que está apresentando um problema emocional.”

"A cura só existe após essa identificação e reconhecimento como um problema. Quem sente ciúmes doentio precisa entender que seu sentimento está fora dos padrões da normalidade e reconhecer que está prejudicando o seu funcionamento normal, social e sua relação amorosa", conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório