Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Donos de cachorros vivem mais, diz estudo

Os cães têm o 'poder' de dar anos de vida a seus donos

Donos de cachorros vivem mais, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

06:34 - 25/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Longevidade

Os donos de cães vivem mais e melhor. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e que analisou mais de 3,4 milhões de pessoas. De acordo com a pesquisa, recentemente publicada na revista Scientific Reports, os cães são benéficos para a saúde humana, especialmente se estas morarem sozinhas.

Para o estudo, revela a revista Time, os cientistas suecos analisaram os registros de saúde de mais de três milhões de pessoas com idades entre os 40 e os 80 anos (nenhuma com histórico de doença cardiovascular) e compararam esses dados com o fato de terem ou não um cachorro ao longo de 12 anos.

Assim que cruzaram todas as informações obtidas, os pesquisadores concluíram que os donos de cães apresentavam um menor risco de doenças cardiovasculares quando comparados aos que não tinham um cão na família. O risco de morrer por qualquer causa foi também menor, independentemente se se tratava de uma pessoa fumante ou com excesso de peso.

Os menores riscos de doença cardíaca ou morte foram ainda mais notórios nas pessoas que tinham cachorros mas que viviam sozinhas, segundo a publicação, que destaca que cuidar de um cão implica mudanças no estilo de vida, sendo a inclusão de caminhadas a mais comum e a que traz mais benefícios.

Contudo, o estudo suspeita que não é apenas a atividade física que o cachorro obriga o dono a ter o único motivo para que tenham mais saúde. A possibilidade de o cão afetar positivamente a microbiota do dono é uma realidade em cima da mesa e que tem sido já testada pela ciência; um recente estudo concluiu que as crianças que vivem com cães têm menos propensão a sofrer de asma, por exemplo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório