Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

E-621: o aditivo que o faz querer comer (sempre) mais

Chama-se glutamato monossódico e foi criado no Japão por volta de 1908

E-621: o aditivo que o faz querer comer (sempre) mais
Notícias ao Minuto Brasil

08:09 - 22/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Há alimentos que simplesmente não dá para parar de comer... especialmente se forem processados e bem condimentados. A culpa, em grande parte, está num simples nome de código: E-621.

Trata-se do glutamato monossódico, um aditivo com uma aparência idêntica ao sal e ao açúcar e que foi criado em meados de 1908. Este aditivo é composto por ácido glutâmico livre (aminoácido não essencial que está naturalmente presente em alimentos como o tomate, o queijo e os cogumelos), sódio e composto de contaminantes.

+ Brasileiro é o 2º povo mais 'sem noção' do planeta

O glutamato monossódico marca presença em um vasto leque de alimentos industrializados que são ingeridos no dia a dia.

De acordo com o Buena Vida do "El País", este 'ingrediente' está a associado a enxaquecas, espasmos musculares, irregularidades cardíacas, náuseas, alergias, convulsões epiléticas, depressão e agravamento do autismo. Mas, se é assim tão potencialmente nocivo, por que é usado na composição alimentar? Porque melhora o sabor... e vicia.

Este ingrediente é o responsável por aquilo a que a ciência chama de 'quinto sabor', isto é, o umami, que é o que melhor caracteriza os alimentos viciantes, mas também a comida oriental.

"Como o glutamato aumenta o palato, isto é, faz com que os alimentos tenham um melhor gosto, pode fazer com que comamos mais do que aquilo que devemos e engordar", alerta o nutricionista Jiménez Días em declarações à publicação espanhola.

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, a dose diária recomendada deste aditivo é de 30 miligramas por cada quilo de peso corporal.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório