Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 truques de Harvard para ter uma memória de 'elefante'

Quer uma memória mais rápida e eficaz? A Universidade de Harvard tem a solução.

4 truques de Harvard para ter uma memória de 'elefante'
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 11/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mente

Nunca é tarde para cuidar e treinar a memória. O segredo do sucesso, segundo a Universidade de Harvard, está em realizar alguns truques mais certeiros e que prometem resultados imediatos e duradouros.

De acordo com Joel Salinas, neurologista especializado em comportamento neurológico e neuropsiquiatria em Harvard, são apenas necessários quatro passos para conseguir uma memória de 'elefante', passos esses que devem ser colocados em prática todos os dias, fazendo parte da rotina.

E o primeiro passo é simples: repetir em voz alta o que se ouviu ou leu, seja um nome, um endereço ou uma ideia, pois ao repetir algo em voz alta, a mente faz com que essas mesmas palavras sejam mais facilmente recordadas no futuro.

Mas se as palavras ditas ativam a memória, as palavras anotadas e depois lidas melhoram a capacidade de reconhecimento, algo que, por si só, também estimula a memória e a facilidade de lembrar algo.

Fazer associações entre uma informação velha e uma informação nova é a terceira estratégia, uma vez que "nosso cérebro é bom em sequências e colocar as coisas [novas informações] em histórias [velhas] ajuda". E "quanto mais ridícula é a história", diz, "mais memorável será".

Por fim está a importância de dividir a informação em partes e tentar decorar cada uma dessas partes de cada vez, tal como se faz com um número de telefone, em que se tende a dividir os nove dígitos em três partes de três, por exemplo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório