Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poluição pode minar benefícios da caminhada, diz estudo

O impacto da poluição pode ser pior do que se imagina

Poluição pode minar benefícios da caminhada, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

05:04 - 16/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Impacto

A caminhada é uma das melhores atividades para a saúde, mas, segundo um recente estudo, caminhar ao ar livre numa cidade poluída ou não caminhar é quase a mesma coisa. A pesquisa, publicada na revista The Lancet, concluiu que o local onde se caminha diz muito sobre o impacto que a atividade tem na saúde, sempre que a poluição ambiental de determinadas regiões é capaz de aniquilar quase por completo os benefícios da caminhada em idosos.

Para o estudo, foram analisadas 119 pessoas com mais de 60 anos, sendo 40 saudáveis, 40 com doença pulmonar obstrutiva crônica e 39 com doença do coração isquêmico.

Os participantes foram desafiados a caminhar durante oito semanas pela Oxford Street e Hyde Park, ambos em Londres (sendo o primeiro destino com trânsito caótico e o segundo um grande parque).

Depois de analisarem os níveis de poluição de cada um dos locais e ainda a qualidade de saúde dos participantes antes, durante e depois do período de teste, os cientistas notaram que a qualidade do ar é determinante para os benefícios da caminhada, independentemente do estado de saúde, uma vez que todos os que caminharam na região menos poluída (Hyde Park) apresentaram melhorias de saúde.

Contudo, o estudo aponta que os participantes com problemas de saúde apresentaram um agravamento das suas condições - dificuldade em respirar e endurecimento das artérias - ao caminhar na região mais poluída.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório