Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dietas das celebridades não devem ser imitadas, dizem especialistas

Existem dietas que só devem ser realizadas em caso de recomendação médica

Dietas das celebridades não devem ser imitadas, dizem especialistas
Notícias ao Minuto Brasil

07:07 - 16/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

O Ano Novo está chegando e muitas pessoas renovam a promessa de emagrecer no ano seguinte. A história repete-se de ano para ano, assim como a tendência em seguir a dieta de famosos e que parece trazer resultados rápidos e eficazes. Mas uma coisa é certa: cada pessoa tem um organismo próprio e o efeito de uma dieta depende muito disso.

Para não cometer erros, a BBC conversou com alguns especialistas da Associação Dietética Britânica e listou os regimes alimentares que devem ser evitados ao máximo, salvo recomendação médica contrária, como é óbvio. Afinal, nada melhor para encontrar a dieta 'perfeita' do que pedir uma avaliação personalizada com um especialista, pois só assim é possível garantir o plano alimentar que melhor se adequa ao organismo e às necessidades de cada pessoa. Conheça-as:

+ Gigi Hadid polemiza ao posar com axilas não depiladas em calendário

Dieta crudívora (ou 'raw diet', em inglês)

Este regime alimentar, como sugere o próprio nome, baseia-se em comer somente alimentos crus ou cozidos a baixíssimas temperaturas. Entre as principais seguidoras desta dieta, que exclui tudo o que é processado ou refinados, estão as atrizes Gwyneth Paltrow e Megan Fox e o cantor Sting, mas, a verdade é que alguns alimentos crus são indigestos e podem levar o organismo a um esforço extra desnecessário, ou mesmo a uma intoxicação, por conta dos antinutrientes presentes no estado natural. Além disso, alguns alimentos precisam ser cozidos para que seus nutrientes possam ser realçados, como a batata e a cenoura.

Uma vez que este tipo de alimentação é bastante restrita (quase só frutas e vegetais), existe ainda o risco de carência nutricional, em particular das vitaminas D e B12, maioritariamente encontradas em alimentos de origem animal.

Dieta alcalina

Este tipo de dieta, seguida por Tom Brady e Gisele Bundchen, defende a importância de equilibrar o pH do organismo e acidez do sangue através da alimentação, excluindo-se, assim, tudo o que possa ser muito ácido.

Tal como acontece com a deita crua, também a dieta alcalina prioriza os alimentos de origem vegetal, algo que pode, mais uma vez, levar a uma carência nutricional. Mas não só: de acordo com a Associação Dietética Britânica não existe qualquer prova científica da eficácia desta dieta, além disso, diz a Cancer Research UK, o pH dos alimentos em nada interfere com o pH do sangue.

Dieta suplementada

Fazer dos shakes de suplementos a fonte principal de alimentação é das que apresenta mais riscos. Em primeiro lugar, perder o hábito de mastigar compromete em muito a capacidade da saciedade, depois, estes batidos podem ser uma verdadeira bomba de calorias ou até mesmo nutricionalmente ocos, não fornecendo as vitaminas e minerais necessários.

Dieta mediterrânica adaptada (ou 'Pioppi Diet')

Esta adaptação da dieta mediterrânea é muito extrema, sugerindo o não consumo de carboidratos (ou uma substituição quase drástica dos mesmos, trocando, por exemplo, a tradicional massa de pizza por uma base de couve-flor).

Para Sian Porter, membro da Associação Dietética Britânica, a dieta mediterrânea é uma das mais saudáveis, desde que não seja low-carb, pois existem carboidratos que são fundamentais para a saúde humana, como é o caso dos carbos complexos, que se encontram em cereais e alimentos integrais.

Dieta cetogênica

Kim Kardashian é uma das seguidoras mais fiéis desta dieta, que consiste em comer pouco ou nenhum carboidrato, moderar o consumo de proteína e elevar a ingestão de gorduras.

Esta dieta defende a maior perda de calorias e gordura ocasionados pela ingestão de mais gordura, mas o efeito pode não ser o mesmo tem todas as pessoas e levar a um déficit nutricional elevado.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório