Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Menstruar todos os meses pode causar problemas de saúde

Especialistas alertam para os problemas que podem decorrer da menstruação mensal

Menstruar todos os meses pode causar problemas de saúde
Notícias ao Minuto Brasil

07:01 - 12/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A menstruação é um processo inerente a todas as mulheres - a não ser em casos raros e específicos, por problemas de saúde. O período menstrual acontece quando a mulher não engravida após a ovulação. O tecido mucoso do revestimento interior do útero, que estava preparado para receber o óvulo fertilizado, despreende-se da parede e desce pela vagina, ocasionando a chamada menstruação.

+ Ouvir coração do bebê em casa não é recomendado, dizem especialistas

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com a Bayer, aponta que 85% das mulheres menstrua todos os meses e que cerca de 45% delas afirmam gostar desse processo, pois desta forma "sentem-se saudáveis".

Há ainda mulheres que optam por não menstruar, fazendo uso contínuo da pílula anticoncepcional, chamado de "ciclo estendido". Segundo César Fernandes, presidente da Febrasgo ouvido pelo EXTRA, mulheres que tomam a pílula tem o dobro de chances de desenvolver trombose, mas este número não muda com o ciclo estendido.

Como o corpo feminino está programado para suportar muitas gestações, menstruar todos os meses durante anos pode surtir efeitos na saúde da mulher, explica José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz. Dentre os riscos de menstruar todo mês estão o câncer de mama, por expor a mulher a altos níveis de estrogênio, anemia, pelo excesso de perda de sangue, endometriose, pólipo uterino e câncer no endométrio.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório