Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Solteiros correm maior risco de demência do que casados, diz estudo

Estudo alerta ainda para o risco de demência nos viúvos

Solteiros correm maior risco de demência do que casados, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 11/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Uma revisão científica realizada por cientistas da University College London, no Reino Unido, alerta para o impacto que o estado civil tem no risco de demência. De acordo com a BBC, depois de analisarem 15 estudos com um total de 812 mil participantes, os cientistas da instituição britânica concluíram que os solteiros correm uma maior risco de sofrer de demência do que os casados, acontecendo o mesmo em relação aos viúvos quando comparados com os divorciados.

Na prática, destaca a pesquisa publicada na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, ser solteiro aumenta o risco desta doença mental em 42% e ser viúvo em 20%.

+ Enxaqueca catamenial pode afetar mulheres no período menstrual; entenda

Para os cientistas, o casamento pode funcionar como uma forma de proteção contra fatores de risco do declínio cognitivo, como é o caso dos maus hábitos e de um estilo de vida desequilibrado. Mas não só: o estresse emocional causado pela viuvez pode também contribuir diretamente para a demência.

Esta não é a primeira vez que o casamento foi associado a uma saúde melhor. Um estudo da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas casadas têm uma melhor saúde pelo simples fato de apresentarem menores indicadores do hormônio relacionado ao estresse, o cortisol, e que cada vez mais e associado a problemas como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a depressão e ansiedade.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório