Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão

Medicamentos aumentam a absorção da radiação UV e da luz azul pelos olhos; conheça os alimentos que podem bloquear este efeito

Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão
Notícias ao Minuto Brasil

07:04 - 13/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde ocular

No verão nossos olhos correm mais risco de degeneração. Quando ficamos trancafiados nos escritórios ou em casa a absorção da radiação UV (ultravioleta) emitida pelas lentes fluorescentes e pela luz azul dos LEDs, telas eletrônicas do celular, tablet, notebook e computador de mesa aumentam a formação de radicais livres no globo ocular.

Já nas atividades externas são bombardeados pela radiação UV do sol que só fica abaixo de 6, índice inofensivo para nossa visão de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nas primeiras horas do dia e no fim da tarde. Como se não bastasse, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier mais de 300 medicamentos aumentam a absorção destes comprimentos de luz pelos olhos. Estão nesta lista, desde analgésicos, anti-histamínicos, corticóides, até remédios de uso contínuo para diabetes ou arritmia cardíaca.

+ Enxaqueca catamenial pode afetar mulheres no período menstrual; entenda

Alterações na córnea

É a maior formação de radicais livres que explica porque em quem tem hábito de tomar anti-histamínico para controlar alergia pode desenvolver a síndrome do olho seco, explica. Em algumas pessoas o ressecamento da lágrima leva à ceratite, inflamação da córnea. Em quem já tem ceratocone, a falta de lágrima pode agravar a doença que afina e deforma a córnea. Para evitar estas complicações a dica do médico é beber muita água durante o verão.

Glaucoma e Catarata

“É por isso também que o uso crônico de corticóide oral ou na forma de colírio provoca danos no globo ocular que dificultam a circulação do humor aquoso e levam ao glaucoma, maior causa de cegueira definitiva no mundo”, afirma Queiroz Neto. A venda livre desta classe de medicamentos faz muitas pessoas acreditarem que o colírio é uma aguinha inofensiva, comenta. Não é bem assim. O aumento da pressão interna do olho leva à morte de células do nervo óptico que são irrecuperáveis” adverte. Para piorar, a doença avança sem apresentar sintomas. Por isso é a principal causa de cegueira definitiva no mundo.

O oftalmologista diz que outra doença ocular desencadeada pelo bombardeio de radicais livres é a catarata, opacificação do cristalino, lente interna do olho. A doença, geralmente é decorrente do envelhecimento, mas pode ser antecipada pela radiação UV, luz azul e medicamentos. O primeiro sinal é a fotofobia que atrapalha a condução de veículos, principalmente a noite, destaca. O único tratamento é a cirurgia que substitui o cristalino opaco pelo implante de uma lente transparente no olho. “Além do corticóide, outros medicamentos que podem antecipar a catarata são os diurético, antipsicóticos, antidepressivos, analgésicos e alguns antibióticos”, afirma.

Degeneração macular

Queiroz Neto ressalta que no fundo do olho o verão pode causar a degeneração da mácula, parte central da retina responsável pela visão de detalhes. Os tratamentos disponíveis ainda não conseguem regenerar completamente a visão.

Alimentação preventiva

Para evitar estas doenças, além de óculos com filtro UV Queiroz Neto diz que a recomendação internacional é adotar uma alimentação rica em antioxidantes e outros nutrientes que aumentem a defesa metabólica dos olhos. Os principais alimentos que previna a degeneração dos olhos são:

- Folhas verde-escuro, milho, cenoura, nabo, peixes e chá de calêndula consumidos com semente de linhaça principal fonte de ômega 3, 6 E 9 para garantir a absorção dos três pigmentos encontrados em grande concentração na retina - luteína, zeaxantina e mesozeanxantina.

- Cereais integrais, amêndoas, amendoim e avelã que funcionam como um bloqueador dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.

- Cenoura, abóbora, mamão e goiaba por serem ricos em vitamina A, nutriente essencial para a saúde ocular. O primeiro sinal de deficiência de vitamina A, segundo Queiroz Neto, é a cegueira noturna e o ressecamento dos olhos que causa turvamento da visão. A deficiência também pode causar danos na retina com comprometimento permanente da visão e conjuntivite recorrente devido à queda da imunidade. Para melhorar a absorção é recomendável incluir na alimentação fontes de zinco como: frutos do mar, carne, ovos, tofu e gérmen de trigo.

- Semente de linhaça, sardinha e salmão que combatem o olho seco por conterem ômega 3, além de estarem associados a um risco reduzido de surgimento e progressão da catarata.

- Tomate, vinho tinto, frutas cítricas, mirtilo, amora por protegerem os olhos da catarata e degeneração macular pela ação antioxidante da vitamina C,além de serem ricos em flavonoides que garantem a boa circulação e saúde dos vasos oculares.

- Frutos do mar e castanha do Pará que contém selênio e podem reduzir o risco de degeneração macular quando combinados a alimentos ricos em vitamina E, A e C.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório