Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Giovanna Ewbank revela ter tido endometriose; entenda o problema

A apresentadora conversou com a especialista em sexo, Cátia Damasceno

Giovanna Ewbank revela ter tido endometriose; entenda o problema
Notícias ao Minuto Brasil

13:06 - 17/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Desconforto

Em seu programa no YouTube, Giovanna Ewbank convidou o marido Bruno Gagliasso e a especialista em sexualidade, Cátia Damasceno, para falar sobre sexo e prazer. Durante a conversa, Giovanna revelou ter sofrido de endometriose e que o problema causou muito desconforto e dores nas relações sexuais.

"Eu tive que operar de endometriose. Teve uma época em que eu estava sentindo muito desconforto, não sabia o que estava acontecendo, parecia que as coisas não se encaixavam. Procurei o ginecologista, conversei com o Bruno, operei e hoje estou bem", contou Giovanna.

+ Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, diz estudo

Endometriose

A endometriose acontece quando o tecido mucoso que reveste o útero, denominado endométrio, cresce em outras regiões do sistema reprodutivo feminino. De acordo com o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, durante o ciclo menstrual, os ovários produzem hormônios que engrossam a parede do útero (endométrio) para receber o óvulo fertilizado. Caso o óvulo não seja fertilizado, ocorre a menstruação, ou seja, este tecido é despreendido do útero e sai. Quando a endometriose afeta os ovários, é chamado de "Saco de Douglas".

Os sintomas mais comuns de endometriose são: menstruação dolorosa (dismenorreia) ou irregular; dor durante a relação sexual; dor durante a evacuação; dor ao urinar; sangramento excessivo durante a menstruação; sangramento entre ciclos; digestão dolorosa; prisão de ventre; náusea; dor lombar crônica e dor abdominal; dor pélvica; infertilidade; dor nas articulações; dor nos nervos; fadiga crônica e inchaço. Os sintomas variam de mulher para mulher.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório