Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tronco de Natal é tradição na Europa; aprenda a fazer

O tradicional doce natalino é uma sobremesa típica servida no fim de ano em países como Portugal, França, Bélgica, Canadá, Líbano e Vietnã

Tronco de Natal é tradição na Europa; aprenda a fazer
Notícias ao Minuto Brasil

15:20 - 13/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Clássico

A Selecta Chocolates apresenta uma receita de Bûche de Noël ou Bolo Tronco de Natal. Trata-se de um rocambole recheado e coberto com chocolate, cuja aparência lembra o tronco de uma árvore. O tradicional doce natalino é uma sobremesa típica servida no fim de ano em países como Portugal, França, Bélgica, Canadá, Líbano, Vietnã, entre outros.

Este clássico do Natal é uma ótima opção para os produtores de doces artesanais que querem ampliar o portfólio e aumentar as vendas no período.

Ingredientes

Massa

3 ovos

3 gemas

3 claras

165g ou 1 xícara (chá) açúcar refinado

75g ou 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo

400g ou 2 xícaras (chá) de Ganache Sabor Chocolate com Avelã Selecta Supreme

Cobertura de Chocolate e Conhaque

200g ou 1 xícara de Chocolate Blend Selecta Namur

150g ou 3/5 de xícara (chá) de creme de leite

350g ou 1 e ½ xícaras (chá) de mistura líquida para chantilly

20ml ou 5 colheres (chá) de conhaque

Modo de Preparo

Massa

Em uma tigela, com o auxilio de um fouet, misture as gemas, os ovos e somente 120g ou 10 colheres de sopa de açúcar. Em outro recipiente, bata as claras em ponto de neve com os 45g ou 4 colheres de sopa de açúcar restantes. Junte as duas preparações e acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos, misturando tudo delicadamente. Despeje a massa sobre uma assadeira rasa de 40x30cm forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 200°C por 7 minutos. Depois, desenforme a massa e, com ela ainda quente, espalhe a ganache avelã sobre toda a superfície. Enrole, cubra com filme de PVC e leve para congelar por 3 horas.

Preparo final

Aqueça o creme de leite e verta sobre o chocolate blend derretido e o conhaque. Misture até formar uma ganache. Passe pelo mixer e adicione a mistura para chantilly gelada. Cubra com filme de PVC e leve para gelar por 3 horas. Na hora de utilizar, bata com um fouet (ou batedeira) até obter um creme untuoso.

Montagem

Corte uma ponta de aproximadamente 6cm do tronco. Corte esta ponta ao meio em diagonal. Coloque uma das partes cortada na lateral e outra em cima do tronco conforme a foto. Cubra com a cobertura de chocolate e conhaque. Com uma espátula de ranhuras, decore para deixá-lo com a aparência de um tronco de árvore. Polvilhe açúcar de confeiteiro e estará pronto para servir.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório