Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra os 20 alimentos e as bebidas mais populares de 2018

Caldo de osso, brócolis, miso e água de clorofila são algumas das comidas que vão estar no top

Descubra os 20 alimentos e as bebidas mais populares de 2018
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Embora os alimentos sejam, na prática, os mesmos de sempre, existem tendências que prometem mais vitalidade e uma melhor saúde a curto, médio e longo prazo. O site Eat This, Not That! listou as melhores apostas para o próximo ano e há de tudo: desde bebidas tradicionais e sabores mais arrojados, refeições aconchegantes e lanches práticos e inteligentes.

1 - Chá verde. Os elevados níveis de antioxidantes prometem ajudar a combater a gordura acumulada, contudo, o efeito poderoso do chá verde depende muito da alimentação diária.

2 - Kefir. Probiótico por excelência, este preparado tem-se assumido como um elixir de saúde e bem-estar, conseguindo cuidar da saúde intestinal e digestiva.

3 - Kombucha. Não faltam motivos para incluir esta bebida na alimentação diária. Entre os principais benefícios está o reforço do sistema imunológico.

4 - Água de clorofila. Esta bebida é rica em vitamina A, C e E e tem ainda um efeito bastante benéfico no sistema imunológico. O consumo deve ser aconselhado por um especialista.

5 - Caldo de osso. A volta de um dos pratos mais aconchegantes e ricos em nutrientes é certa em 2018. Este caldo é uma fonte de aminoácidos e tem poder anti-inflamatório.

6 - Miso. Os grãos de soja fermentados são protagonistas desta sopa oriental que vem ganhando destaque um pouco em todo o mundo por estimular o sistema digestivo e reforçar o sistema imunológico.

7 - Espinafre. Também por ser um antioxidante, este vegetal rico em vitamina A e C possui ainda folato e adapta-se aos mais variados pratos. Por ter poucas calorias, mas imensos nutrientes, é comumente classificado como superalimento.

8 - Brócolis. Ajudam a prevenir o câncer, conseguem equilibrar os níveis de testosterona e são ainda capazes de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

9 - Pimenta caiena. Além de acelerar o metabolismo e promover um gasto calórico e de gordura mais eficaz, este tempero tem ainda poder anti-inflamatório e consegue ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

10 - Frutos vermelhos. Tal como os espinafres, são detentores de poucas calorias e extremamente ricos em nutrientes, sendo, por isso, classificados como superalimentos. Além disso, têm a capacidade anti-inflamatória.

11 - Aveia crua. Apesar de as papas de aveia serem muito saudáveis, comer este cereal no seu estado cru promove uma maior capacidade de combater a inflamação e tem um impacto mais direto e positivo na saúde intestinal.

12 - Gengibre. Seja na água, no chá, como condimento ou adicionada a um shake, esta raiz é dos alimentos com mais benefícios para a saúde, ativando um escudo protetor do sistema imunológico ao mesmo tempo que acelera o metabolismo e reduz o risco inflamatório do organismo.

13- Chocolate negro. É calórico, mas trata-se de um conjunto de calorias boas, que podem não pesar na balança quando o consumo é moderado. O chocolate negro tem antioxidantes e consegue 'desligar' os genes que causam a resistência à insulina. É ainda anti-inflamatório e baixa os níveis de açúcar no sangue.

14 - Salmão selvagem. É uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega 3, fundamentais para a saúde mental, mas também um dos alimentos com gordura saudável, aumentando a energia, melhorando o metabolismo e acelerando a perda de gordura.

15 - Sementes de chia. Já constam nas tendências alimentares e prometem manter-se firmes na lista de alimentos mais saudáveis, por serem fonte de proteína completa e com muito teor de fibra.

16 - Quinoa. Um pseudo-cereal isento de glúten que tanto pode servir como acompanhamento ou como fonte de proteína de alto valor biológico. A quinoa é ainda uma fonte de vitaminas do complexo B.

17 - Alho. Amado por uns, odiado por outros, o alho é um aliado da saúde do coração e de todo o organismo no geral, por ser um anti-inflamatório nato.

18 - Pimentão. Para quem pretende um vegetal com poucas calorias e muitos nutrientes, especialmente vitamina C, o pimentão é a escolha mais indicada.

19 - Amêndoas. Seja como lanche prático e inteligente ou no shake, iogurte ou com frutas, as amêndoas são ricas em proteína, aminoácidos e muitas vitaminas e minerais.

20 - Sauerkraut. Esta couve fermentada é um excelente probiótico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório