Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tempo chuvoso não tem relação com dores nas articulações, diz estudo

Os cientistas analisaram 11 milhões de consultas médicas de americanos mais idosos, entre 2008 e 2012

Tempo chuvoso não tem relação com dores nas articulações, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

19:20 - 05/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mito

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e publicado na BMJ, umarevista científica sobre medicina, aponta que o clima chuvoso e de frio não tem qualquer relação com as dores nos ossos, nas articulações ou nas costas.

+ 5 alimentos que você deve comer antes de ir para a balada

Os autores alegam que a ideia de que há uma relação entre certos sintomas e clima existe desde a antiguidade. Hipócrates, o grego considerado o "pai da medicina", já escrevia como o clima afetava a saúde, contudo a pesquisa conclui que "não há qualquer relação".

O estudo analisou uma grande quantidade de dados e comparou reivindicações de seguros de milhões de consultas médicas com totais diários de precipitação de milhares de estações meteorológicas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

"Comparamos os dados de todas as formas e não encontramos qualquer relação entre a chuva e as consultas médicas por causa de dores nas articulações ou nas costas", disse Jena, professora e interna do Hospital de Massachusetts. 

Os cientistas analisaram 11 milhões de consultas médicas de americanos mais idosos, entre 2008 e 2012, e questionaram os doentes com perguntas sobre se sentiam dores nas articulações ou se sentiram mais dores (nos casos de pessoas com artrite reumatoide).

A resposta a todas essas questões não mostrou qualquer vínculo significativo entre a dor nas articulações e o clima chuvoso. No geral, 6,35% das idas ao médico incluíam relatos de dor em dias de chuva, em comparação com os 6,39% de relatos de dor em dias secos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório