Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vai de férias? Veja o que não pode faltar na mala

Especialistas dão orientações sobre os cuidados nas férias

Vai de férias? Veja o que não pode faltar na mala
Notícias ao Minuto Brasil

06:40 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle CHECKLIST

O mês de dezembro abre a temporada de férias e viagens. Não importa se a viagem é de carro, avião ou ônibus, algumas dicas podem evitar contratempos e desconfortos para todos. “O cartão de vacinas, por exemplo, deve estar em dia de acordo com a idade e a condição de saúde. Antes da viagem é importante pesquisar e planejar tudo sobre o destino escolhido, verificando quais as doenças prevalecem naquela região e se há algum índice de surto, como zika, chikungunya e dengue. Em caso de gravidez, deve-se evitar as regiões com muitos casos de zika”, orienta o infectologista da Unimed-BH, Adelino Melo Freire Jr.

Em relação a alimentação, o clínico geral da Unimed-BH, José Francisco Zumpano, orienta que, independentemente do veículo e do destino, é fundamental evitar comer em excesso, evitar comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e priorizar a ingestão de alimentos leves antes da viagem.

+ 5 passos para ter um bronzeado natural e saudável no verão

“Durante o percurso e estadia, deve-se sempre observar a higienização dos locais e qualidade da comida, evitando alimentos crus ou malpassados. Outro comportamento importante é lembrar-se da hidratação, observando também a qualidade da água do local”, explica Zumpano.

Se a escolha da viagem envolve passar quatro horas ou mais dentro de um ônibus ou de um avião é importante usar as meias de compressão e mover as pernas durante o percurso, para evitar trombose. “A trombose é a formação de coágulos no sangue, que normalmente começa nas pernas. O passageiro deve optar por roupas confortáveis, como as malhas e os tecidos de algodão”, orienta, o clinico da Unimed-BH.

Outras dicas

Para as bolsas de mão, a dica é levar o repelente, protetor solar, analgésico, curativos, soro fisiológico e álcool gel, que podem ser grandes aliados. Para quem vai dirigir as orientações são ter boas horas de sono antes da viagem, checar se os remédios de uso constante são compatíveis com o volante e o tempo de estrada.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório