Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 dicas para otimizar o espaço da sua casa

Confira dicas preciosas para quem busca alternativas na hora de otimizar espaços

5 dicas para otimizar o espaço da sua casa
Notícias ao Minuto Brasil

10:02 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Decoração

Nos últimos anos, os hábitos de moradia mudaram significativamente. Em São Paulo, por exemplo, é notável o aumento de prédios de apartamentos compactos, com até 45 m², e principalmente de studios – aquelas opções sem divisórias entre os cômodos. Casais optam por terem filhos mais tarde do que antigamente e a necessidade de se morar em uma casa ou apartamento maior diminui.

+ Joana Balaguer mostra quadro da maternidade de Gaia

“As famílias também estão voltando a valorizar os espaços públicos como opção de lazer, o que permite que até mesmo aqueles com filhos optem por um espaço menor do que o que era de costume há alguns anos atrás”, afirma Raquel Dei Santi, arquiteta e urbanista da Cemara Loteamentos, empresa de desenvolvimento urbano com atuação no interior de São Paulo.

Pensando nesse cenário, Raquel separou cinco dicas para aproveitar melhor o espaço de sua casa, sendo ela pequena ou não.

1. Móveis pequenos

Não há necessidade de encher a casa de móveis grandiosos quando o espaço disponível é pequeno ou quando nem são muitas pessoas que moram neste lugar. Abra mão daquele sofá em L que, no final das contas, vai oferecer o mesmo conforto de um com apenas três lugares. Esqueça também daquela mesa de jantar grandiosa se você só recebe amigos algumas vezes no mês. O bom é apostar em móveis pequenos e na descontração o momento de recepcionar as visitas.

2. Ambientes divididos

Quando o espaço já não é dos maiores, o melhor é evitar a divisão excessiva de ambientes, integrando-os sempre que possível. Para ajudar a aumentar a percepção de um lugar espaçoso do que realmente é, uma dica é investir em móveis mais baixos ou que, pelo menos, tenham detalhes vazados. Se possível, mantenha também o mesmo piso em toda a casa, pois isso cria continuidade, o que dá a ideia de mais amplitude ao espaço.

3. Cores claras

Na hora de pintar sua casa ou apartamento, esteja ciente de que cores mais neutras ou claras são capazes de aumentar a nossa percepção de espaço. Claro que não é necessário abandonar por completo as cores mais fortes, mas elas devem ser usadas como detalhes, mantendo opções como branco, off-white e cinza como predominantes. Esta ideia deve ir além das paredes e ser usada também na hora de escolher o piso da casa e a tonalidade das outras superfícies.

4. Multifuncionalidade

Com o aumento da procura apartamentos com menos de 50m², muitos fabricantes de móveis estão apostando em móveis multifuncionais e retráteis para otimizar espaços. Investir em camas que podem ser guardadas no armário durante o dia, por exemplo, podem ser uma boa opção para aqueles que não possuem um grande espaço em casa.

5. Espelhos

Usado em detalhes da casa, o espelho pode passar uma ideia de refinamento, mas, em superfícies mais amplas, não só valoriza o ambiente como dá a sensação de continuidade do espaço. Só cuidado para não exagerar: esse recurso deve ser usado de forma estratégica, em ambientes que não são utilizados por um longo período de tempo. Caso contrário, pode se tornar um incômodo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório