Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gestação após o aborto: quando engravidar e quais os cuidados

Assim que a menstruação volta ao normal, aproximadamente de quatro a seis semanas, a mulher está apta para tentar novamente

Gestação após o aborto: quando engravidar e quais os cuidados
Notícias ao Minuto Brasil

18:05 - 10/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

A gestação gera muitas expectativas e quando, por algum motivo, a mulher sofre aborto, mesmo que em fase inicial, isso gera muito sofrimento e angústia. Mas, passado o processo de luto, a vontade de ser mãe prevalece. Todavia, quais são os cuidados que a mulher deve tomar depois do trauma?

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, defensor dos conceitos de Parto Humanizado e presidente do Instituto Michel Odent, normalmente, a recuperação física da mulher demora apenas alguns dias. Assim que a menstruação volta ao normal, aproximadamente de quatro a seis semanas, ela está apta para tentar novamente.

+ Joana Balaguer mostra quadro da maternidade de Gaia

Cuidados antes da próxima gestação

Se o aborto aconteceu na fase inicial, até 12 semanas, na maioria esmagadora, ele ocorre por alteração no embrião e a mulher não precisa passar por nenhum tratamento médico para começar a tentar uma nova gravidez.

“Se o aborto foi tardio, que é quando ocorre a partir da 20ª semana, é importante saber os motivos que fizeram ela perder o bebê. Em geral, tem a ver com o colo do útero e o médico deve investigar se ela tem o colo firme ou aberto. Se for aberto é indicado que, quando engravidar, o médico trabalhe com a possibilidade de dar um ponto no colo do útero para segurar este bebê, porque se isso não acontecer, ela pode sofrer outro aborto e cada vez mais precocemente”, relata Guimarães.

Quando engravidar novamente?

Se o aborto foi precoce e a mulher passou por uma curetagem ou se o próprio organismo eliminou por completo o saco gestacional e os restos ovulares, ela não precisa esperar muito tempo para engravidar, isso porque não houve crescimento uterino. Neste caso, após a menstruação, se no mês seguinte ela quiser engravidar, pode começar a ingerir ácido fólico, com recomendação médica, e tentar novamente.

Já a mulher que sofreu aborto tardio, após a eliminação do embrião, é interessante que ela passe por uma avaliação médica antes de tentar uma nova gravidez. Convém esperar mais ou menos dois meses para que o útero volte ao seu tamanho normal.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório