Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Açúcar em excesso prejudica desempenho cognitivo

Ingestão de glicoce e sacarose leva a desempenhos cognitivos negativos, como tempo de resposta ou em exercícios de aritmética

Açúcar em excesso prejudica desempenho cognitivo
Notícias ao Minuto Brasil

08:29 - 04/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Todos sabemos que comer açúcar em excesso pode causar inúmeros problemas à nossa saúde, como é disso exemplo a diabetes. Mas e qual é o efeito nas nossas capacidades cognitivas?

Foi para responder a esta questão que um grupo de investigadoras de uma universidade da Nova Zelândia fez um estudo, publicado na Physiology & Behavior, sobre o consumo de vários tipos de açúcar.

+ Bebidas gasosas engordam? Hormônio da fome está envolvido

Nesse sentido, produtos com sacarose, glicose e frutose foram testados em 49 pessoas para avaliar os efeitos cognitivos destes tipos de açúcar.

Entre as conclusões, o grupo descobriu que a ingestão de glicose e de sacarose conduz a piores prestações em tarefas cognitivas, como no tempo de resposta ou na aritmética. “Estes resultados indicam que os efeitos cognitivos do açúcar não são suscetíveis de serem mediados pela percepção da doçura do açúcar, mas sim pela glicoce”, dizem as conclusões do estudo.

Para além disso, “a ingestão de glicoce e sacarose leva a desempenhos cognitivos negativos”. O grupo pretende aprofundar estes primeiros testes mas, no entanto, fica o alerta: consumir açúcar em excesso pode afetar o cérebro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório