Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quando o ganho de peso não é apenas culpa dos excessos

A balança denuncia uns quilos a mais e até foi bem controlado nas festas? Então fique a saber o que pode estar a causar o ganho de peso

Quando o ganho de peso não é apenas culpa dos excessos
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 14/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

O ganho de peso é quase sempre associado a uma alimentação pautada por excessos e más escolhas. Das doses em grande quantidade aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, são muitos os fatores associados ao que comemos que podem estar na origem dos quilos a mais.

“Algumas pessoas têm ‘amnésia de calorias!”, diz a médica Melina Jampolis, explicando que há quem pense que está a ingerir menos calorias do que aquelas que está na verdade a dar ao organismo, acabando por comer mais e pior do que o suposto.

+ Blogueira conta como uma praia de nudismo a fez amar seu corpo

Mas, e quando a alimentação até é bem saudável, variada e equilibrada e mesmo assim se ganha peso? Pois bem, neste caso, a culpa pode ser de alguns fatores distintos e que nada têm a ver com a alimentação diária.

Como destaca a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, o hipotiroidismo pode ser uma causa do ganho de peso inesperado, especialmente se os números crescentes na balança se fizerem acompanhar de uma sensação constante de cansaço, pele seca, queda de cabelo e constipação intestinal.

Uma vez que a capacidade de metabolizar os alimentos está dependente da atuação dos hormônios, existem várias patologias clínicas de origem hormonal que podem impulsionar o ganho de peso, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos.

Também os níveis elevados de estresse e a falta de uma rotina de sono de qualidade – dois fatores que juntos ou em separado suprimem o hormônio da saciedade, aumentando a da fome – podem levar a um ganho de peso mesmo quando a alimentação é boa, tal como acontece com tomar frequentemente determinados medicamentos, como é o caso dos antidepressivos, que acabam por provocar uma maior retenção de líquidos e um abrandamento do metabolismo.

No caso das mulheres com mais de 40 anos, o ganho inesperado de peso pode ser ainda uma consequência direta da pré-menopausa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório