Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

À vontade: o que comer de forma regular

Enquanto alguns alimentos devem ser consumidos apenas de forma pontual, outros devem constar na dieta diária de forma regular. Estes são cinco exemplos disso mesmo.

À vontade: o que comer de forma regular
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 12/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Uma alimentação saudável é uma alimentação variada, equilibrada e nutritiva. Numa alimentação saudável há espaço para tudo, até mesmo para os alimentos menos amigos da boa forma física, porém, enquanto estes devem ser apenas consumidos de forma pontual, outros alimentos podem e devem ser consumidos de forma regular – salvo, claro, recomendações médicas em contrário.

É o caso dos temperos picantes confeccionados em casa com especiarias e ervas aromáticas. É sabido que o picante tem um efeito bastante benéfico no metabolismo e o que o seu consumo está associado a uma perda de peso mais eficaz. Contudo, há que fugir dos molhos picantes previamente confeccionados, pois esses nada mais oferecem do que açúcar, sal e gorduras saturadas. Optar por malaguetas, pimentos, pimenta-caiena e outros alimentos com travo picante é o ideal.

De acordo com a "Women’s Health", também os vegetais devem ser presença constante num plano alimentar. Além de serem altamente nutritivos, os vegetais são pobres em calorias e ricos em fibra, o que ajuda a promover a sensação de saciedade sem que, para isso, os números na balança comecem a subir.

E se os vegetais têm lugar de destaque num plano alimentar saudável, o mesmo acontece com a fruta, embora este tipo de alimento seja mais calórico e possua frutose, alerta o site da "Women’s Health". Ao contrário dos vegetais, que podem ser incluídos em todas as refeições do dia, a fruta deve ser comida diariamente, mas tendo em conta as necessidades de cada pessoa, podendo o número de peças variar entre as três e as cinco (isto, claro, dependendo também do tipo de fruta).

Conta a Women’s Health que um outro alimento que pode ser consumido com frequência é o ovo… especialmente escalfado. Este tipo de confecção mantém os valores nutricionais do alimento e é isenta de gordura extra, algo que não acontece, por exemplo, quando o ovo é frito ou cozinhado em azeite/óleo de coco. O ovo é uma das melhores proteínas de origem animal – não só pelo macronutriente em si, mas também por promover a saciedade, cuidar do coração e minimizar os níveis de açúcar no sangue - e engana-se se pensa que pode apenas comer um por dia.

Para quem gosta de adicionar um pouco de proteína ao pão que come de manhã ou à tarde e não é grande fã de manteiga de amendoim, o bacon de peru pode ser uma boa alternativa, diz a publicação. Porém, há que salientar que se trata de um tipo de carne processada e que, por isso, o consumo deve ser responsável (não, não pode meter umas cinco fatias deste bacon dentro de um pão).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório