Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Estresse arruína o cabelo destas quatro formas

O cabelo é o espelho mais fiel do nervosismo diário

Estresse arruína o cabelo destas quatro formas
Notícias ao Minuto Brasil

07:38 - 14/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

Os sinais de estresse vão muito além das unhas ruídas, dos pés batendo no chão e dos tiques nervosos que afetam qualquer parte do corpo. Os sinais de estresse podem ser facilmente notados… no cabelo. E não está em causa o aparecimento de fios brancos.

Os fios capilares são um dos espelhos mais fiéis do estresse que uma pessoa sente, pois são das partes do corpo que mais facilmente sofrem com este estado emocional dominado pelo cortisol e que tanto afeta o organismo e o sistema imunológico.

+ Dez formas de ter mais qualidade de vida em 2018

A queda de cabelo acima do normal é um dos principais sinais de alerta e que pode resultar de um estado de estresse mais intenso, seja por questões laborais, mudança de casa, mudança de emprego, gravidez etc. Nos casos mais graves, esta queda de cabelo por causa do estresse pode dar origem a alopécia, uma condição caracterizada pela perda total ou parcial do cabelo.

E as 'entradas' cada vez mais fundas? Pois bem, este é também um sinal claro de estresse, diz a "Prevention", que destaca que determinados penteados podem acelerar ainda mais esta perda de fios na parte superior da testa.

De acordo com a revista, um outro sinal de estresse constante é a demora do cabelo para crescer. Sim, de nada adianta seguir a movimentação da lua ou cortar os fios a cada três meses quando é o estresse que determina a velocidade a que o cabelo cresce. Em causa, explica a publicação, está o impacto que este estado emocional tem na alimentação, fazendo com que as pessoas ora comam por defeito ora comam por excesso, contudo, em ambos os casos, a má nutrição fala mais alto e sem os nutrientes devidos, o cabelo perde força e capacidade de crescer.

Por fim, mas não menos grave, está a tricotilomania, uma condição em que as pessoas arrancam de forma sistemática os próprios fios de cabelo quando estão estressadas e ansiosas.

Para evitar males maiores - e não apenas no que diz respeito ao cabelo, mas sim quanto a todo o impacto que o estresse pode ter na saúde -, a visita a um médico é sempre a opção mais certeira a ter em conta, especialmente quando este estado emocional começa a condicionar de várias formas o bem-estar.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório