Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Será carência de vitamina B12? Cinco sinais que o corpo dá

A cobalamina é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso e ainda para a prevenção de patologias cardíacas e mentais

Será carência de vitamina B12? Cinco sinais que o corpo dá
Notícias ao Minuto Brasil

06:39 - 16/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

É uma das potenciais dores de cabeça de quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano por estar maioritariamente presente em alimentos de origem animal. Falamos da vitamina B12.

De nome cobalamina, esta vitamina é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso e ainda para a prevenção de patologias cardíacas e mentais.

+ Fotógrafa britânica retrata mulheres com cicatrizes e suas histórias

Apesar de ser uma realidade mais ou menos comum em quem exclui alimentos de origem animal na dieta e não faz a devida suplementação, a carência de vitamina B12 pode ser diagnosticada em pessoas com anemia ou gastrite atrófica. Mas, como saber se esta vitamina está em níveis insuficientes para as necessidades do nosso organismo? Dando ouvidos ao corpo, claro.

E um dos primeiros – e mais comuns – sinais é a sensação constante de fadiga e cansaço, uma vez que esta vitamina é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, escreve a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, salientando que a anemia tanto pode ser a causa como a consequência da falta deste micronutriente.

A falta de sensibilidade nas mãos e nos pés é também uma consequência direta da falta desta vitamina, que é fundamental para a produção de mielina, a substância responsável pela capacidade de coordenação dos membros e dos impulsos nervosos. A carência desta substância por conta da falta de vitamina B12 pode ainda causar falta de equilíbrio, alerta à revista a médica Michael Roizen.

Uma vez que tem uma ação direta no cérebro e impacto no sistema nervoso, a falta de vitamina B12 pode ainda estar associada a estados de confusão mental – com perdas de memória à mistura – e ainda à depressão (que, mais uma vez, anda de mão dada com a falta de mielina).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório