Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Encontre o sutiã perfeito em 6 passos

80% das mulheres não usam o tamanho mais indicado ao seu corpo

Encontre o sutiã perfeito em 6 passos
Notícias ao Minuto Brasil

06:51 - 17/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Roupa íntima

Ill-fitting é o termo usado no campo do vestuário para mal adaptado. O sutiã é provavelmente a peça de roupa em que o ill-fitting é mais comum, provavelmente pela errada ideia de que vestir o sutiã perfeito não faz muita diferença. Uma noção que muda rapidamente ao comprovar quão melhor cai um vestido específico ou mesmo a mais básica T-shirt, quando usada com o sutiã certo.

Madeline, estilista australiana de situãs, disse ao site More.com quais são os seis aspectos que devemos ter em conta para provar se qualquer sutiã é ou não indicado ao nosso peito. Seja na hora de comprar roupa interior ou para confirmar se aquele sutiã mega confortável deve ou não ser substituído, veja os seis passos que a vão fazer tirar o proveito máximo da sua roupa:

A zona central do sutiã toca na pele?

A resposta deve ser sim, contudo, é muito frequente que tal não aconteça o que significa que está usando um número menor do que deveria. O resultado? O sutiã aperta muito o peito em vez de suportá-lo com o apoio do externo e caixa torácica. Num sutiã que lhe sirva, a zona central deve tocar na pele, deixando o peito levantado e separado.

O sutiã faz o efeito quatro mamas?

Este passo é óbvio. Todas sabem que este aspecto significa que o sutiã fica pequeno, para sermos mais específicos, precisa de um tamanho maior. Contudo, ao experimentar o sutiã, nem sempre notamos este efeito. O truque passa por vestir uma T-shirt sobre o sutiã e veja se o formato da mama fica natural ou se nota algo estranho.

O mesmo acontece quando o peito está muito apertado e o peito sai por cima do tecido. Em certos casos (diga-se num desfile da Victoria's Secret) até pode ficar elegante. Mas sejamos sinceras: o efeito sexy desaparece no segundo em que vestimos algo por cima do sutiã e vamos para a rotina diária.

O sutiã está enrugado e há espaço entre o sutiã e o peito?

...é sinal de que o sutiã é grande. Se o peito não deve sair pelo sutiã, também não deve ficar com muito espaço. A mama deve ficar toda envolta pelo sutiã e delimitada pelo aro. Tudo sem apertar, claro.

O sutiã cria o efeito de gordura nas costas?

Nem sempre associamos este aspecto ao situã, mas a ligação é direta e nem sempre significa que o número de sutiã é pequeno e por isso aperta as costas. Em alguns casos, tal significa que o número é maior que o que devia: a consequência é uma alça que, por estar larga, sobe ou desce com o movimento natural do corpo criando o aspecto de gordura acumulada nas costas.

Porque este passo pode não ser tão óbvio como os outros faça o teste: aperte o sutiã no fecho mais de fora (com o tempo, o tecido do sutiã desgasta-se e precisamos o apertar, por isso quando compra um sutiã, ele deve servi-lo no fecho mais de fora), coloque dois dedos entre o sutiã e as costas: se sentir que está apertado, precisará de um número acima.

Para eliminar qualquer dúvida, faça o teste número dois: com o sutiã que acha ser o seu número vestido, levante os braços, se a alça de trás subir, é possível que esteja usando um número acima do que deveria.

As alças do sutiã deixam marca ou caem-lhe dos ombros?

Não deve acontecer nenhum destes dois casos. Especialistas na área da lingerie apontam que as alças devem apenas fazer 10% do trabalho de suportar o peito e que a alça é responsável pelos restantes 90%. Se está apertando as alças para levantar o peito, significa que o sutiã está largo para criar suporte no peito. Por outro lado, se as alças se tornam largas e caem, significa que precisa as ajustar, sem nunca permitir que deixem marca.

O sutiã cria o efeito de gordura abaixo das axilas?

Se sim, está usando um sutiã pequeno, que obriga que parte do peito saia do sutiã. Além de ser desconfortável e de criar um aspecto pouco elegante, usar o tamanho errado de sutiã é prejudicial para a mama: se for muito apertado, pode danificar o tecido mamário, se for muito grande, não dá o devido suporte ao peito. É importante encontrar o sutiã certo para cada corpo. Para tal, Madeline refere que se atualize o número de sutiã a cada dois anos ou com um intervalo mais curto no caso de mulheres que mudaram de peso, estão grávidas ou foram mães há pouco tempo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório