Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta mediterrânica reduz o risco de Alzheimer

Os alimentos em que se baseia este regime ajudam à regressão dos primeiros sintomas da doença

Dieta mediterrânica reduz o risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto Brasil

14:55 - 16/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação

A demência, que se traduz em falta de memória e dificuldade de concentração nos idosos, é algo que pode ser atrasado com base numa alimentação baseada na dieta mediterrânica, adianta um estudo da Universidade de Tecnologia de Melbourne.

Uma dieta mediterrânica equilibrada sustenta-se em peixe, fruta e nozes. Alimentos ricos em vitaminas, ômega 3 e gordura poli-insaturada, que ajudam a regredir a demência, um dos primeiros sinais de Alzheimer. Além disso, as frutas e vegetais são ricas em antioxidantes, que protegem as células cerebrais que esta doença danifica e a pouca quantidade de hidratos de carbono com que a dieta conta, evitam que se desenvolvam problemas de memória a que cientistas associam os macronutrientes. Ou seja, um conjunto de compostos que faz desta uma alimentação completa e indicada a quem quer atrasar os sinais de demência.

+ Cientistas encontram genes idênticos entre amigos

Segundo os pesquisadores, a alimentação é um dos aspectos a ter em conta para reduzir o risco de demência, a que se juntam outros aspectos do dia a dia como exercício físico regular, não fumar e níveis normais de pressão arterial e colesterol.

A demência revela-se em várias fases e vai progredindo com o tempo. Contudo, e ao contrário do que se pensa, não é algo que faça parte do processo natural de envelhecimento, mas sim dos maus hábitos de rotina ao longo da vida.

Este tipo de alimentação foi, por isso, adotado por muitos e descrito como Dieta Mediterrânica, graças aos aspectos positivos a que se associa: vida mais longa e baixo risco de doenças do coração.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório