Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dez maneiras de dar um 'boost' à energia (sem café)

A cafeína traz benefícios, mas vale a pena ver alternativas para evitar exagerar no seu consumo

Dez maneiras de dar um 'boost' à energia (sem café)
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 17/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sono

Acuse-se quem acordou há três horas e já vai, pelo menos, na segunda xícara de café. A cafeína é um vício compartilhado por muitos, e - nas doses certas – traz benefícios para a saúde como as propriedades antioxidantes. O problema está quando o seu consumo é excessivo, e não é assim tão incomum ser dependente desta potente bebida – basta ficar com dores de cabeça que se toma o primeiro café do dia.

Foi com base neste vulgar problema que a nutricionista Sarah Flower publicou no site Byrdie um conjunto de 10 alimentos e truques que nos vão permitir tomar maior proveito da energia que o corpo produz naturalmente – e que frequentemente ignoramos com doses e mais doses de café.

1 – Seguir uma dieta equilibrada

Principalmente no tempo frio, tendemos a optar pela chamada 'comfy food', que é sempre mais pesada e rica em gordura, em vez de algo leve e equilibrado. É do senso comum que depois de uma refeição destas não há ninguém que fique cheio de energia. Para que o seu almoço o ajude a manter-se acordado, opte por hidratos de carbono complexos, como massa integral ou batata doce, que garantem energia durante mais tempo, proteína saudável como peixe ou carne branca, e gorduras boas, por exemplo, frutos secos.

2 – Hidratar-se

No inverno é mais difícil chegar ao objetivo de beber 1,5 litros de água, a dose diária recomendada. Mas importa reter que é indispensável que se hidrate. Entre os vários motivos está a fadiga associada à desidratação. Obrigue-se mesmo a beber água, mesmo quando não tem sede: falta de concentração, cansaço e dores de cabeça são sinais de desidratação.

3 – Luzes naturais

Levanta-se antes do sol nascer e deita-se bastante depois de anoitecer? É comum, mas não é a melhor forma de despertar. Felizmente, há gadgets para o contrariar como luzes de presença mais suaves, que se devem usar quando trabalha à noite.

4 – Evitar aquecer-se muito

Conforto em excesso é o primeiro passo para ficar sonolento. Não é sugerido que esteja a apanhar frio enquanto trabalha, mas não exagere no aquecimento. Se se sentir sonolento, vá tomar um pouco de ar fresco, ajuda a despertar.

5 – Manter-se em movimento

São muitos os que optam por fazer exercício de manhã para ganhar energia para o resto do dia e esta ideia de fato funciona. Se não tem essa possibilidade, um passeio a pé durante a hora de almoço já ajuda a mexer os músculos e despertar. Se apanhar um pouco de sol, ainda melhor, permita-se receber vitamina D naturalmente.

6 - Definir o horário de sono

É possível que trabalhe por turnos e que costume trabalhar pela noite dentro ou tenha uma rotina estressante. Todos estes são fatores que impedem que durma descansado. Obrigue-se a deitar sempre à mesma hora e faça por diminuir o estress – uma rotina é uma boa forma de evitar um dia estressante.

7 – Consumir chá de Ginseng

Uma sugestão de alternativa ao café e que o hidrata ao mesmo tempo é o chá de ginseng – uma infusão que ajuda a aumentar os níveis de energia.

8 – Cantar!

Acha estranho? Um estudo publicado no Journal Music Therapy conclui que quem adere a esta prática aumenta significativamente os seus níveis de energia.

9 – Use óleos e incensos

Estudos provam que não só a energia mas também a concentração é mais eficaz em quem se encontra num ambiente purificado com ervas e óleos como o alecrim.

10 – Faça exames

Se nenhum destes pontos funcionar, a nutricionista aconselha que faça exames, pois o sono e cansaço constate podem estar associados com níveis deficientes de vitamina B12 ou ferro, por exemplo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório