Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ar poluído afeta (também) moralmente

Estudo comprova a relação entre a poluição do ar e comportamentos sem ética

Ar poluído afeta (também) moralmente
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 23/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Estudo

Cada vez mais, a poluição afeta a nossa saúde. Ainda que com diferentes intensidades conforme o país em que estamos, ver, sentir e cheirar o ar poluído é uma realidade comum.

Alerta deste atual problema, o site Scientific American estudou a poluição do ar noutra vertente, em concreto a sua relação com a ética moral do ser humano. O resultado? Ambientes limpos e puro levam a ações mais puras e o contrário também se verifica.

+ À procura de imaginação e novas ideias? Meia xícara de chá basta

O estudo começou por analisar um período de 9 anos em diversas cidades, onde se relacionou a poluição do ar com crimes de diversas categorias. Além do ar poluído, teve-se também em conta a composição demográfica da zona (idade média, gênero, educação), pobreza e taxa de desemprego. Deste estudo concluiu-se que as zonas mais poluídas relacionam-se principalmente com assassínio, assalto agravado e roubo.

Numa segunda fase do estudo, examinou-se mais diretamente a poluição do ar com o comportamento humano. Na experiência participaram representantes dos Estados Unidos que foram divididos em dois grupos e a quem foi pedido que vissem fotos de Pequim. A um dos grupos, foram apresentadas fotos num ambiente poluído, ao outro, fotos num ambiente limpo. A ambos foi pedido que descrevessem um dia naquela cidade.

Em seguida, os participantes do estudo foram postos a um teste que analisava o seu nível de trapaça. O grupo que foi exposto a imagens da cidade poluída foi o que mais tentou contornar as regras do teste, apresentando sinais de estresse, irritabilidade e nervosismo.

A conclusão traduziu-se principalmente em ansiedade como causa comum do problema, que leva a comportamentos violentos e não éticos, como agressão, e não violentos, como fazer trapaça para ganhar mais dinheiro num teste.

Esta conclusão levou ainda à relação entre a crise econômica e o comportamento mais hostil e agressivo que se tem verificado ao longo dos anos, provando que os ambientes menos poluído além de mais saudáveis são mais seguros.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório