Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É preciso alongar antes de qualquer treino?

Uma corrida de cinco minutos não chega. Saiba o que deve fazer.

É preciso alongar antes de qualquer treino?
Notícias ao Minuto Brasil

19:01 - 24/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alongamentos

A resposta é sim. Alongar antes e deixar esfriar os músculos depois do treino são duas partes imprescindíveis ao exercício de qualquer atleta que queira evitar lesões e recuperar bem para o próximo treino.

Sem redundâncias, o site Men’s Fitness resume os motivos porque deve mesmo aquecer a esfriar antes e depois de cada treino: previne lesões, melhora a flexibilidade e a força e promove a circulação. Ou seja, é tão necessário quanto uma ducha depois do treino, e a premissa abrange qualquer tipo de exercício que se faça, com enfoque nos de maior esforço muscular.

O aquecimento prepara os tendões e ligamentos para o esforço a que será exposto. E uns minutos de corrida não são suficientes para um apropriado aquecimento antes de um treino de força. Além desta parte de cardio, é importante que o atleta mova todos os músculos em várias direções (e não apenas para a frente e para trás) – tenha em conta os movimentos que fará durante o seu treino de força e reproduza os movimentos, sem pesos nem velocidade.

Aponte quatro a seis exercícios que incluam movimentos de rotação, lado-a-lado e avanço/recuo. Repita os movimentos com pouco peso e apenas um curto intervalo entre cada exercício, para aumentar o batimento cardíaco.

Para esfriar os músculos, comece simplesmente por andar, para baixar o batimento cardíaco e tenha em atenção as zonas do corpo que trabalhou durante o treino para as alongar novamente, com calma e sem grande esforço.

Por último, alongue mais intensamente os músculos com menos flexibilidade que trabalhou durante o treino do dia com ajuda de elásticos ou outros aparelhos de apoio a alongamentos.

Durante os treinos, trabalhamos músculos que no cotidiano são pouco estimulados – quando passamos muito tempo sentados e temos um estilo de vida mais sedentário. A preparação dos músculos é por isso importante, só assim conseguirá uma recuperação mais imediata e poderá se preparar, no final de cada treino, para o treino seguinte.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório