Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Não consegue dormir? Faça uma lista

Estudo diz que preparar a lista de afazeres para o dia seguinte ajuda a dormir melhor

Não consegue dormir? Faça uma lista
Notícias ao Minuto Brasil

09:47 - 25/01/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sono

Quantas vezes deu por si já deitado, 'à espera' de adormecer, pensando no que tem para fazer no dia seguinte? É muito comum, e a par dos que se deitam tarde porque ficam trabalhando até de madrugada, muitos são os que até nem se deitam tão tarde, mas não dormem as sete horas mínimas aconselhadas por ficarem pensando nos planos para o dia seguinte, o que lhes impede de adormecer.

Tendo como base este tão frequente caso, um grupo de pesquisadores da Universidade Baylor estudou os efeitos que fazer uma ‘to-do list’ tem na hora de ir dormir. Para a análise, um grupo de 57 estudantes foi dividido em dois grupos: a um foi pedido que escrevessem uma lista de coisas a fazer no dia seguinte ou nos próximos dias.

Ao outro grupo, pediu-se que anotassem a lista de tarefas concluídas nos últimos dias. Ambas as tarefas foram feitas em cinco minutos, a que se seguiu o sono em ambiente controlado pelos pesquisadores, onde foi proibida qualquer distração como celulares.

Os resultados mostraram que o grupo que anotou as tarefas a fazer nos dias seguintes adormeceu muito mais rápido que o outro grupo, e que tal era tão mais eficaz quão mais especificas fossem as notas tiradas.

Tal estudo vem comprovar a eficácia de uma simples tarefa, que é bastante eficaz nos dias que correm em que vivemos ao máximo 24/7 e que a nossa lista de afazeres não para de crescer. Além disso, escrever as tarefas que nos vão na cabeça será bastante mais saudável do que aderir aos comprimidos para dormir.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório