Meteorologia

  • 26 MAIO 2018
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O seu parceiro depende de você? Reconheça os sinais

Psicólogo destaca motivos para estar atento

O seu parceiro depende de você? Reconheça os sinais
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 11/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relações

Numa relação amorosa saudável, ambos os parceiros dependem igualmente um do outro, relativamente: ao amor, apoio emocional e até encorajamento. Porém, numa relação co-dependente há sempre alguém que se apoia totalmente no parceiro. Trata-se de uma relação com uma dinâmica disfuncional, na qual um dos parceiros sacrifica as suas próprias necessidades e vontades para agradar o outro, que raramente devolve esse afeto.

Numa publicação no blog Psychology Today, o psicólogo Shawn M. Burn, professor no California Polytechnic State University, explica que numa relação co-dependente “uma das pessoas demonstra amor e intimidade dando assistência e sacrificando a sua própria vida pelo parceiro e o outro indivíduo sente amor apenas quando recebe esse amparo extremo”.

+ Estudo responde: afinal, celular pode ou não causar câncer?

“A insegurança exacerbada de um e o complexo de ‘salvador’ do outro aprofundam o lado emocional da relação e aumentam a intimidade”, explica Burn. Acha que está numa relação co-dependente? Burn destaca os sinais aos quais deve estar atento.

Responde que ‘sim’ ao seu parceiro sem ter em conta as suas próprias emoções

“Pela sua felicidade, estabeleça limites! Responda ‘não’ ou ‘não sei bem’ se algo não lhe agradar ou lhe parecer correto”.

Frequentemente arranja desculpas para o mau comportamento do seu parceiro

“Por exemplo, ignorar um problema com a bebida ou desculpar o seu companheiro constantemente, são provavelmente sinais de que não está conseguindo identificar os padrões de comportamento negativos no seu relacionamento. Problemas que possivelmente já foram detectados por amigos e familiares”.

A felicidade do outro é a sua prioridade

“Uma relação deste tipo é tóxica e só pode resultar em infelicidade para ambos. Os sinais são muitos: só vai onde o outro quer, não sai de casa porque a cara-metade não quer, está ‘proibido’ de fazer certas coisas ou de se vestir de certa maneira… Um dos indivíduos acaba por se anular e por perder a sua identidade”.

Está sempre 'salvando' o seu parceiro de más decisões

“Demonstra afeto tentando resolver os problemas do seu parceiro, problemas geralmente criados por ele próprio, e que se traduzem muitas vezes em comportamentos de caráter criminoso ou de vícios.

É manipulado

“Numa relação saudável os conflitos são resolvidos rapidamente, através de diálogo e compreensão. Porém, num relacionamento co-dependente um dos parceiros recorre muitas vezes à manipulação e alimenta sentimentos de raiva e de ressentimento”.

Aproveitam-se das suas qualidades

“Há uma tendência para o dependente se aproveitar do amor que você sente por ele, da sua empatia e qualidades positivas em geral. O dependente vai tentar que se sinta culpado, por não o ajudar ou por não estar sempre lá por ele como ele acha que é de seu direito”.

Sente-se responsável pela felicidade do outro

“Sente que carrega a dor e os problemas do seu parceiro? Isso poderá ser sinônimo que está numa relação co-dependente. Deverá por um fim a esse comportamento, porque mais tarde ou mais cedo vai sentir raiva do seu companheiro e eventualmente há de se sentir extremamente infeliz”. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório