Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estes são os alimentos mais 'potentes' que você pode incluir na dieta

No que diz respeito aos benefícios dos alimentos na dieta (e na saúde), há um aspecto a ter em conta: quanto mais natural, melhor

Estes são os alimentos mais 'potentes' que você pode incluir na dieta
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 18/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Quando o tema é a alimentação, é possível dizer que alguns alimentos são, de fato, melhores do que outros. Embora o impacto que têm dependa de organismo para organismo e da forma como são consumidos, existem alimentos que se assumem como aliados indispensáveis da boa saúde física e mental. E quanto mais naturais forem, melhor.

Mas, por que determinados alimentos se destacam dos demais e ganham o estatuto de mais saudáveis e até mesmo mais potentes? Porque possuem altos níveis nutricionais, propriedades medicinais e poucas calorias, um trio quase ‘explosivo’ que beneficia a saúde das mais variadas formas.

+ Faça estes exercícios e se sinta mais feliz

O Deporte y Vida do jornal espanhol AS foi à procura dos melhores alimentos de todos e, depois de os ter avaliado nutricionalmente, conseguiu eleger os mais potentes e que mais falta fazem na alimentação diária. São eles:

1 – Spirulina. É uma cianobactéria, mas pode ser denominada de alga-azul. Faz as delícias dos astronautas da NASA e não é difícil perceber o porquê: A spirulina possui 60% a 70% do seu peso em proteínas de elevada biodisponibilidade, é ainda rica em vitamina B12 e ajuda o organismo a libertar-se dos metais pesados. Além disso, é um anti-inflamatório natural, um anti-fúngico e consegue prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e até mesmo de câncer. Este alimento pode ser consumido sob a forma de pó ou cápsulas, estando à venda em lojas especializadas.

2 – Couve-de-folhas, ou kale. É um dos vegetais verdes mais em voga no momento e muito graças aos nutrientes que possui, dos quais se destacam os aminoácidos, as proteínas, as fibras, as vitaminas A, C, E e K e os minerais, como o cálcio, o ferro e o potássio. De poucas calorias e uma grande diversidade de confecção, esta couve é uma aliada no combate às cólicas e dores de estômago e pode ainda ajudar a travar as dores de cabeça.

3 – Sementes de cânhamo. Para os vegetarianos/vegan, estas sementes são uma constante nas refeições, não fossem elas detentoras de excelentes níveis de proteína biodisponível, aminoácidos, fibras e ácidos gordos essenciais. Mas não só. Estas sementes são ainda uma excelente antioxidante e ricas em vitamina E, um dos micronutrientes que melhor faz à pele. As muitas calorias que têm valem a pena.

4 – Chocolate negro. Esta é a melhor notícia que poderíamos dar aos mais gulosos hoje, mas a verdade é que o chocolate negro (com mais de 70% de cacau) é mesmo um grande amigo da saúde física e mental.

5 – Brócolis. Amados por uns, odiados por outros, os brócolis possuem um elevado poder antioxidante, depurativo e digestivo e aos nutrientes que possui, que vão desde as vitaminas C, E, B1 e B9 os betacarotenos e o folato. Mais motivos para se render a este vegetal? 35 calorias por cada 100 gramas de alimentos, sim, tão pouco quanto isto.

6 – Espinafres. Seja para um smoothie, uma salada ou um refogado, os espinafres são também um alimento importante para a boa saúde, pois possuem potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, iodo e selénio. Mas não só: Vitaminas C, A, B2, B3, B9 e E. E apenas 18 calorias por cada 100 gramas.

7 – Sementes de chia. Para quem pretende ganhar saúde e controlar o peso, esta é uma das melhores opções, pois a chia tem um alto poder saciante, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, laxante e protetor.

8 – Frutos vermelhos. Para quem gosta de comer fruta e não quer pensar em calorias ou elevadas doses de frutose, então deve apostar nos frutos vermelhos, que possuem poucas calorias, muitas vitaminas e minerais e ainda um elevado poder antioxidante.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório