É importante usar protetor solar quando viaja de avião. Saiba o porquê

Não é só na praia que precisa passar filtro. Surpreendentemente, quando viaja no interior de um avião, a sua pele está mais do que nunca exposta aos raios solares

© DR

Lifestyle Cuidados 14/02/18 POR Notícias Ao Minuto

“As janelas dos aviões conseguem bloquear os raios UVB, mas os raios UVA não são filtrados pelos vidros. Como se está a uma altitude mais elevada, estes raios prejudicam ainda mais a pele do que o normal”, explica a dermatologista e professora na Universidade de Cornell, nos EUA, Marisa Garshick.

PUB

Já em 2015, um estudo publicado no Jama Dermatology Journal concluiu que apenas 56 minutos numa viagem de avião equivalem a 20 minutos numa cama de bronzeamento - pelas altas doses de UVA que os passageiros recebem. A radiação ultrapassa o vidro do avião e, como há uma maior proximidade da camada de ozônio, o efeito para a pele é muito mais nocivo. Apesar de afetar os passageiros, os pilotos e a tripulação são os mais afetados e devem ter cuidados redobrados.

+ Alessandra Ambrósio põe apê em NY para alugar por R$ 40 mil ao mês

Garshick recomenda que “é importante que se proteja dos raios UVA, que provocam o envelhecimento prematuro da pele e câncer”. “Aplique um protetor com índice de proteção 30 no mínimo. O creme deve ser aplicado 30 minutos antes da viagem e ser reaplicado a cada duas horas”, explica a dermatologista. Se quiser usar maquiagem durante o voo, escolha um produto que também tenha proteção solar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 11/05/24

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Lifestyle Autoaceitação 11/05/24

Os benefícios (inacreditáveis) de sentir vergonha!

Lifestyle Signos 11/05/24

Três signos que poderão se gabar de ter muita sorte no amor em maio