Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erros que cometemos a comer pizza (segundo os italianos)

Boa etiqueta e respeito pelo prato mais conhecido da economia italiana, são aspectos nem sempre levados em conta

Erros que cometemos a comer pizza (segundo os italianos)
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 13/02/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle pizza

Assim como acontece no sushi e em outros pratos típicos de cada região, a pizza vem sendo adaptada a outras culturas que lhe enchem de ingredientes (para os italianos, as pizzas são simples, não um banquete em cima de uma forma redonda de massa) ou comem de uma forma diferente da tradicional, defendida por muitos italianos.

Atribuímos a culpa à massificação deste prato típico, que altera os sabores mais típicos com que nos deliciamos em cada viagem a Itália. Mas, sabores à parte, a etiqueta é algo bem relevante em terras italianas e como não deveria deixar de ser, há uma ligação entre esta e a pizza, que muitas vezes não é respeitada.

O jornal Lanvanguardia resume os oito erros mais comuns na hora de comer pizza. Conheça-os e os evite a tempo da sua próxima viagem.

Não comer com educação

Podemos associar uma ‘noite de pizzas’ a algo mais descontraído e informal. Contudo, para os italianos, comer é sempre uma atividade formal, tendo por isso que ser feita com educação.

Personalizar muito o pedido

Se você é alérgico a azeitonas, por exemplo, não deixe de dizer isso na hora de fazer o pedido. Mas, modificar muito os ingredientes de uma pizza é visto como algo ruim pelo cozinheiro, para quem a pizza é uma criação própria.

Pedir sempre o mesmo

É quase falta de respeito pedir sempre a mesma pizza. Uma verdadeira pizzaria italiana conta com um extenso menu, que é desenvolvido e atualizado de acordo com a época e ocasião, além de contar com especialidades da casa.

Não esperar que todos tenham se servido

As pizzas não saem do formo todas ao mesmo tempo. Assim como acontece em qualquer restaurante, é regra de etiqueta esperar que o prato de todos chegue antes de se começar a comer. Além disso, numa pizza que seja para ser dividida, deve se evitar que se sirvam dois ao mesmo tempo.

Olhar fixamente para a pizza dos outros

Lembra-se de falarmos no extenso menu de pizzas com que os restaurantes italianos contam? Pode até ser que você ache que a pizza do vizinho seja melhor que a sua, mas evite olhar fixamente. É considerado má educação e os italianos levam estes aspectos muito à sério.

‘Pizza e birra in compagnia’

Dizem os italianos que ‘pizza e cerveja em companhia’ é melhor opção ao vinho. Mas, se não quiser bebidas alcoólicas, não tem problema.

Se não é ‘pizza por pedaço’, use talheres

Provavelmente o ‘erro’ mais cometido por quem não é italiano é o de ignorar a faca e o garfo e optar por comer a fatia com a mão. Contudo, se você não está em um restaurante de ‘pizza a taglio’, onde a pizza já vem cortada às porções, os talheres fazem parte da prática.

Deixar uma porção no prato

Seja uma fatia ou as bordas das fatias, deixar de lado pedaços da sua pizza no prato é falta de etiqueta em qualquer restaurante italiano. Evite-o, pelo menos na Itália.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório