Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aproveite a viagem e esqueça o jet leg

Há formas naturais de evitar toda a exaustão que sente ao viajar para um destino com grande diferença horária

Aproveite a viagem e esqueça o jet leg
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 13/02/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Férias

Não, ninguém está livre do jet leg, mas existem formas de reduzir os efeitos deste problema (que afeta principalmente as mulheres, segundo diz a Associação Americana do Sono). Com alguns cuidados antes e durante o voo, fica mais fácil aproveitar todos os minutos da viagem, segundo o site Prevention. Veja quais são:

Antes da viagem:

Nos dias que antecedem a viagem, vá ajustando o seu horário até se aproximar do fuso do destino para onde vai.

No caso de ir para um local onde anoitece mais tarde, deite-se também mais tarde, mas não fique na sala vendo televisão com as luzes mais baixas, por exemplo. Para habituar o seu corpo ao ‘dia’, terá que ter as luzes acesas e fazer algo que o mantenha acordado como passear ou fazer exercício. 

Se, pelo contrário, terá que se habituar a dormir mais ccedo, reproduza um ambiente noturno com o mínimo de luz possível e evite atividades muito agitadas antes de dormir, como televisão ou celular.

Durante o voo:

É confuso para o corpo viajar entre locais com horários distintos entre poucas horas. Por isso, se chega ao destino durante o dia, ou logo de manhã, durma no avião. Garanta o maior conforto possível com máscara de olhos, coberta ou almofada. Um pouco de meditação também pode ajudar.

O foco tem de ser sempre o fuso horário do destino. Por isso se lá é hora de tomar o café da manhã, obrigue-se a isso. Para se manter acordado, beber água é uma boa técnica: o site aponta uma média de meio litro de água bebida por cada hora de voo. Se sentir necessidade de ir várias vezes ao banheiro, melhor ainda. Além de se manter acordado, a caminhada ajuda na circulação sanguínea.

Durante a viagem:

É neste momento que o jet leg começa a ser sentido. Assim, quanto mais cedo se habituar à hora local, melhor. Se for de dia, evite a todo o custo ir dormir, pode ser cansativo no primeiro dia, mas fará com que o seu corpo se habitue. Uma vez mais, a atividade física vai ajudar, bem como o máximo tempo que passar ao ar livre.

Programe o seu primeiro dia de viagem com antecedência, vai te ajudar a se manter focado quando chegar. Além disso, e assim como aconteceu no avião, almoce e janta nas horas supostas, mesmo que não tenha muita fome.

No regresso a casa:

Se durante a viagem pôs em prática os métodos referidos, será mais fácil regressar ao horário a que a sua rotina estava anteriormente habituada. No entanto, se continuar a sentir o jet leg, o que é bem possível, continue a praticar por mais um dia ou dois o ajuste de horários ao dormir, comer e acordar.

Se tiver com problemas de sono, cerejas antes de dormir é uma boa opção, já que são ricas em melatonina, um composto químico que o nosso corpo produz para dormir.

Idealmente, regresse a casa um dia antes de voltar ao trabalho, para garantir que está pronto e no fuso horário em que é suposto.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório