Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nutricionista revela dieta de Elba Ramalho, elogiada aos 66 anos

Cantora é focada no 'antiaging' e na redução de percentual de gordura

Nutricionista revela dieta de Elba Ramalho, elogiada aos 66 anos
Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 21/02/18 por Folhapress

Lifestyle SAÚDE ALIMENTAR

Aos 66 anos, Elba Ramalho aparenta ainda ter a vitalidade dos 30. Energia e disposição não lhe faltam, a começar pela agenda lotada e pelos shows animados, mas a dieta balanceada que segue com acompanhamento profissional também ajuda bastante.

Atualmente, Ramalho roda o país com a turnê comemorativa "O Grande Encontro", ao lado de Alceu Valença e Geraldo Azevedo. A excursão marca as duas décadas do espetáculo homônimo que o trio conduziu em 1996. O evento lhes rendeu grande projeção nacional na época.

+ Conheça os efeitos da bebida alcoólica no corpo

Com a agenda cheia de viagens e, consequentemente, almoçando muitas vezes em hotéis, ela afirma que montar um plano alimentar foi essencial para seguir com a dieta balanceada. "Estava tendo dificuldade em achar pratos em hotéis que se adequassem às minhas restrições alimentares, já que não como carne [vermelha] e frango há anos. Comecei a sentir que precisava de uma variedade maior de alimentos no meu cardápio diário, diz ao "F5".

A nutricionista Flávia Cyfer, responsável por elaborar o plano alimentar de Ramalho, explica que a dieta da cantora é focada no "antiaging" e na redução de percentual de gordura. "Priorizamos bastante os alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento, e em proteínas, que garantem mais massa muscular. O cardápio é totalmente baseado em comida de verdade, ou seja, sem alimentos industrializados. Investimos também em sucos e shakes veganos."

Cyfer montou um plano que inclui peixes, frutos do mar, shitake e tofu, para suprir a falta de carne vermelha e frango e garantir a ingestão necessária de proteínas, além de um shake vegano. "É preciso aumentar o aporte de proteínas, já que ela tem um gasto calórico muito intenso devido à rotina de shows e às corridas que pratica, e não quer perder a musculatura."

Durante o bate-papo com o "F5", a especialista falou também sobre metabolismo e perda de peso das mulheres maduras que, segundo a profissional, estão mais vaidosas, e deu dicas de alimentos indicados em dietas "antiaging", além de uma receita de suco "Super  C".

Muitas mulheres maduras ainda trabalham e precisam almoçar fora. O ideal é levar marmita ou dá pra manter uma dieta antiaging comendo em restaurantes comuns?

Flávia Cyfer: É possível manter a dieta, desde que estes restaurantes possuam opções de comidas mais saudáveis e naturais. Costumo dizer que em qualquer restaurante há a opção de uma saladinha, legumes e uma proteína leve grelhada.A marmita é uma opção para aquelas que querem economizar, controlar mais a alimentação (já que sabemos que a comida vai estar com toda a preparação caseira) e não cair em tentação (para muitas, é comum fraquejar em frente a um buffet).

Quanto da saúde e disposição de uma mulher madura dependem da alimentação e quanto dependem de outras coisas, como exercícios físicos e boa estrutura emocional?

Não é possível mensurar com exatidão, mas, sem dúvidas, ambos são fatores determinantes para a melhora da saúde e da disposição. Em termos de perda de peso, é possível emagrecer apenas com a reeducação alimentar, mas o exercício entra como um adicional muito importante para a tonificação do corpo e para acelerar o metabolismo, que garante uma perda de peso ainda maior.Em termos emocionais, evitar ao máximo uma vida estressada ajuda a diminuir os níveis de cortisol, hormônio ativado em resposta ao estresse e que tem influência no acúmulo de gorduras.

É mais difícil emagrecer depois dos 60 anos?

A maior mudança na vida da mulher ocorre com a chegada da menopausa (a partir dos 50 anos). Durante essa fase, há uma diminuição natural da produção dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) e do hormônio de crescimento (GH). A fase é caracterizada por diversas mudanças corporais, principalmente o ganho de peso.Mas isso não é impeditivo para ter um corpo bonito. É perfeitamente possível manter a boa forma e a qualidade de vida após a menopausa, ainda mais quando os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos já fazem parte do estilo de vida há mais tempo. O que faz a diferença é a dedicação e a disciplina, que devem ser maiores após essa fase.

Você acha que as mulheres maduras estão mais vaidosas hoje em dia, buscando mais saúde e beleza, do que dez anos atrás?

Sim, com certeza! A mulher está muito mais independente e dona de si. Elas querem se sentir bonitas, felizes e saudáveis. Na minha clínica, atendo muitas mulheres maduras e vejo que a vida ativa está mais prolongada, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Quais são suas dicas de alimentos antioxidantes?

Flávia Cyfer: Destaco matchá, gojiberry, chocolate amargo (com mais de 70% de cacau), romã, açaí, uva, frutas vermelhas, própolis verde e cúrcuma.

E os ricos em proteínas?

Carnes, aves, peixes, frutos do mar, laticínios e grãos como quinoa, chia, ervilha, grão de bico, feijão.

Como podemos fazer um suco "Super C", como o da Elba?

Bater no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 rodela de abacaxi; 1 colher de sopa de gojiberry; 8 acerolas; suco de 1 limão; 1 copo de água.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório