Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mitos, verdades e curiosidades sobre a depilação feminina

Além de representar higiene para muitas mulheres, a depilação também está ligada à estética, liberdade e confiança para usar qualquer roupa

Mitos, verdades e curiosidades sobre a depilação feminina
Notícias ao Minuto Brasil

05:25 - 07/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Descubra

Uma prática na maioria das vezes dolorida e para muitas pessoas indispensável, a depilação feminina engloba dúvidas e questões sobre preparação da pele, cuidados pós-depilação e flacidez.

Os dermatologistas Murilo Drummond e Renata Domingues explicaram, em entrevista para a revista 'Vogue', os mitos, verdades e curiosidades sobre a prática.

O que é a foliculite?

Foliculite é inflamação do folículo (local onde se implanta o pelo). Essa inflamação pode ou não ser infecciosa. Existem casos em que ela ocorre simplesmente pelo fato do próprio pelo irritar a pele. (Dra. Renata Domingues)

Depilar com lâmina engrossa o pelo? Por que?

Depilar com lamina ou cremes depilatórios (depilação química) não estimula em nada os pelos, ou seja, não engrossam nem alimentam seu crescimento. Na raiz dos pelos existem as células tronco, e é lá onde os estímulos precisam acontecer para haver aumento do pelo. (Dra. Renata Domingues)

Esfoliar a pele antes da depilação é uma boa pedida?

Não é necessário, pode queimar ou fazer uma abrasão. Não recomendo. (Dra. Renata Domingues) Não, pois pode abrir a porta para bactérias e deixá-la muito sensível. (Dr. Murilo Dummond).

Como tratar a pele depois de depilar? Alguma recomendação de cremes ou óleos específicos?

Usar filtros solares apenas. Em alguns casos de foliculite, prescrevo cremes à base de ácidos ou outras substâncias, mas isso necessita de avaliação médica. (Dra. Renata Domingues)

Loções calmantes e muitas vezes alguns anti-inflamatórios orais e tópicos. A única recomendação sem a avaliação do médico é a compressa com água boricada gelada. (Dr. Murilo Dummond)

Qual é a diferença entre laser, luz pulsada e fotodepilação? Qual é o mais eficaz dos três?

Fotodepilação e luz pulsada são a mesmas tecnologias, mas existem diversos equipamentos com potências distintas. O laser é mais eficaz para essa finalidade: depilação. Tratam-se de tecnologias semelhantes, porém com algumas diferenças físicas muito técnicas. Mas o laser geralmente necessitará de menos sessões e terá um resultado mais duradouro e eficaz. A luz pulsada, em contrapartida, é menos dolorosa, pega melhor em pelos mais finos e mais claros. (Dra. Renata Domingues)

É verdade que depilação com cera pode deixar a pele flácida?

Se essa depilação for feita com intervalos curtos, por período longos e em áreas de pele fina, pode sim contribuir para agravamento da flacidez. (Dra. Renata Domingues)

Leia também: Pesquisa aponta que as mulheres são as que menos acreditam no amor

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório