Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para sobreviver a mudança de fuso horário

Com apenas algumas mudança de atitude, o famoso 'Jet lag' ficará no passado

6 dicas para sobreviver a mudança de fuso horário
Notícias ao Minuto Brasil

22:50 - 04/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle JET LAG

O cansaço que vem após a mudança causada pelo famoso 'jet lag', faz o corpo sentir e "confunde" o organismo. Fadiga, insônia e sonolência durante o dia, termina por afetar a nossa pele e o corpo.

Para conseguir diminuir os efeitos da mudança de horário depois de longas viagens, o site 'Glamour' elaborou um guia em parceria com o Viajala para ajudar em sua recuperação, mesmo depois de 10, 15 ou até 24 horas de voo.

+ Saiba quais bebidas vegetais substituem o leite de vaca

1. Acostume-se dias antes

Ajuste sua vida de acordo com o horário do seu destino antes de viajar, antecipando ou adiando sua rotina em uma hora a cada dois ou três dias – assim, você regula aos poucos o seu relógio interno. Por exemplo: se você normalmente acorda às 8h, mas terá que acordar horas mais cedo no seu destino, passe a acordar às 7h30 semanas antes, ainda em casa, depois às 7h e assim por diante, até o dia da viagem.

2. Hidrate-se muito

Evite usar produtos que possam ressecar a pele (coisa que a despressurização da cabine do avião e o ar-condicionado já fazem por você) e tome muuuuita água antes, durante e depois do voo. Para que o aspecto de cansaço não tome conta do seu rosto, passe hidratante ainda no avião, fazendo massagens ao redor dos olhos, na testa e nas bochechas, para reativar a circulação e relaxar. Se não tiver nenhum produto para as olheiras na bolsa, basta pedir para o comissário de bordo um copo com água e gelo. Assim, com apenas uma gaze ou algodão, você consegue fazer uma compressa fria nos olhos de manhã.

3. Exercite-se para dormir e para acordar

Comece dentro do avião. Alongue-se, caminhe, mude de posição, deixe a circulação fluir. Ao chegar no seu destino, se for durante o dia e você estiver morrendo de sono, exercite-se com caminhada, bicicleta ou corrida, para melhorar a circulação e estimular a produção de cortisol e mantê-la desperta. Respeite os horários do dia: se for cedo, fique acordada, por mais difícil que isso seja, para não atrapalhar sua rotina. Se chegar à noite e você sentir insônia, exercite-se com ioga ou alongamento, para desacelerar o corpo e relaxar.

4. Tome um banho de sol

O sol zera o seu relógio corporal e ajuda muito na sua adaptação. Ele ativa sua vitamina D e faz com que você se sinta mais disposta para encarar o dia. Aproveite-o ao máximo: seu organismo se manterá desperto com menos esforço.

5. Evite café para acordar e pílulas para dormir

Qualquer dispositivo que altere artificialmente seu relógio interno vai fazer efeito imediato, mas pode aumentar o seu cansaço a longo prazo. Café, energético, álcool, relaxantes musculares e pílulas para dormir podem atrapalhar mais do que ajudar. Tente fazer as coisas de forma natural.

6. Lembre que também tem jet lag na volta

É difícil pensar no final das férias antes mesmo de começá-las, mas ele existe. Quando viajar para um lugar distante, lembre-se de que, ao voltar, a rotina de responsabilidades continua. Tente reservar um ou dois dias das férias para ficar em casa depois da viagem, antes de voltar ao trabalho, para dar tempo para o corpo se acostumar outra vez com o fuso e as tarefas rotineiras e não sofrer tanto na readaptação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório