Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Foliculite na barba: o que fazer para evitar o problema

A inflamação é um problema enfrentado no dia a dia da maioria dos homens, pois ocorre com frequência após o barbear

Foliculite na barba: o que fazer para evitar o problema
Notícias ao Minuto Brasil

06:10 - 23/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Inflamação

Comum na maioria dos homens, a foliculite na barba não é apenas um problema estético, mas um verdadeiro incômodo. Porém, a inflamação pode ser facilmente evitada com cuidados específicos antes, durante e depois do barbear.

A foliculite na barba é um problema enfrentado no dia-a-dia da maioria dos homens, pois ocorre com frequência após o barbear. Isso porque é uma inflamação dos folículos do pelo, que tem como sua principal causa pequenas lesões na pele provocadas pelo barbear ou depilação.

Nos casos de foliculite na barba, normalmente não há infecção bacteriana, por isso o problema leva o nome de pseudofoliculite.

“Apesar de ser parecida com pequenas espinhas, a foliculite não deve ser espremida, se não a situação pode piorar”, conta Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana. Mas existem algumas ações que podem ser tomadas antes, durante e depois do barbear para prevenir o aparecimento do problema. Confira:

Antes: É importante que antes do barbear você higienize bem a barba com produtos específicos para área, pois assim a pele não ficará ressecada e nem sujeita a infecções e inflamações que possam incomodar. “Além disso, você deve sempre preparar a pele antes de se barbear. Para isso, utilize um bom pré-barba e espere ele agir por cinco minutos antes de começar. Desse modo, os pelos estarão mais macios na hora de remover a barba, oferecendo menos resistência à lâmina e causando menos lesões na pele”, explica o diretor.

De preferência, utilize um produto pouco oleoso e com ação calmante, como o Gel Pré-Barba Burbank, da Barba Urbana, que protege, hidrata e estimula a regeneração da pele, especialmente nas áreas onde a epiderme sofre mais lesões.

Durante: Na hora do barbear, opte por fazer a barba durante o banho, pois a água quente do chuveiro ajuda a abrir os poros, o que facilita a remoção dos pelos. “É importante também fazer a barba com lâminas novas e limpas, sempre tirar os pelos no sentido em que eles crescem e passar a lâmina o menor número possível de vezes na pele”, afirma Renato.

Depois: Depois que terminar a barba, lave o rosto com água fria para fechar os poros rapidamente e evitar inflamações. Além disso, Renato enfatiza que é necessário utilizar imediatamente um pós-barba com propriedade hidratante e calmante para reduzir irritações e vermelhidões. O Pós Barba Westlake, da Barba Urbana, é ideal para finalizar o barbear, pois ajuda a acelerar o processo de cicatrização natural do tecido, além de possuir ação antisséptica e hidratante, mantendo a pele livre de inflamações.

Esfoliação: De duas a três vezes por semana, realize uma esfoliação na área da barba. “Realizar uma esfoliação regularmente auxilia muito no combate à inflamação, isso porque o esfoliante remove as células mortas presentes na pele, liberando a passagem para os fios crescerem sem encravarem”, afirma Renato. Para esta etapa, o ideal é optar por produtos específicos para o público masculino, já que a pele do homem é mais grossa. Por exemplo, o Esfoliante Facial Tribeca, da Barba Urbana, foi especialmente desenvolvido para a pele masculina, garantindo limpeza profunda, desobstrução dos poros e a melhora da textura da pele.

Para quem já sofre com foliculite, remover a barba através de depilação a laser é uma boa opção, já que o aparelho utilizado emite um comprimento de onda que danifica apenas o pelo e não a pele, diminuindo assim o surgimento de inflamações e pelos encravados. Em casos mais graves, o ideal é procurar um dermatologista que poderá te receitar sabonetes antissépticos e cremes especiais.

Leia também: Dieta de baixa caloria possibilita a remissão do diabetes

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório