Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Açúcares e adoçantes: as melhores e as piores escolhas

Existem tipos de açúcares e adoçantes mais prejudiciais à saúde do que outros

Açúcares e adoçantes: as melhores e as piores escolhas
Notícias ao Minuto Brasil

10:16 - 23/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Escolha

Uma boa parte das pessoas está já minimamente consciente sobre os malefícios do consumo de açúcar. Para além de uma substancia altamente capaz de causar adicção, pode se dizer, sem exagero, que o açúcar é uma espécie de veneno capaz de matar a longo prazo.

No entanto, existem tipos de açúcares e adoçantes mais prejudiciais à saúde, do que outros. É importante lembrar que o ideal, seria não adicionar açúcar ou adoçante algum, a nenhum alimento ou refeição.

+ Dieta de baixa caloria possibilita a remissão do diabetes

Mas bem sabemos que a utilização do açúcar envolve factores culturais e sociais, pelo que fazer escolhas menos prejudiciais no que toca ao mesmo é melhor do que não as fazer.

Para as pessoas que já o utilizam em quantidades reduzidas e de forma pontual, esta informação será igualmente útil. Confira a explicação feita pela naturopat Diana Patrício:

Açúcar branco ou sacarose

O pior de todos. É extraído da cana-de-açúcar, processado e refinado. Contém calorias vazias, ou seja, todos os nutrientes se perderam durante o processo de refinação. É portanto um açúcar altamente calórico e de absorção rápida, que faz disparar os níveis de insulina. Tem cerca de 4 calorias por cada grama. O seu índice glicemico é de 87.

Açúcar mascavo

Também extraído da cana-de-açúcar mas menos mau do que o açúcar branco já que não é refinado e por isso conserva alguns nutrientes, nomeadamente minerais, o que faz com que as suas calorias não sejam totalmente vazias. Tem um índice glicémico de 80.

Aspartame

O aspartame é um adoçante artificial que representa definitivamente uma má escolha para a sua saúde. O consumo de aspartame foi associado a vários problemas de saúde tais como depressão, enxaquecas, Alzheimer e tumores cerebrais. Encontra-se muitas vezes em alimentos processados, pelo que deverá sempre ler os rótulos.

Frutose

A frutose é extraída de frutas e legumes mas não é por isso que devemos considerá-la uma forma de açúcar mais saudável. Apesar de o seu índice glicémico não ser elevado, a frutose é um açúcar ou, mais propriamente, hidrato de carbono de absorção rápida. A frutose não precisa de insulina para dar entrada nas células. É um açúcar muito facilmente convertido em gordura pelo fígado e cujo consumo em excesso está associado a níveis elevados de triglicéridos, colesterol e diabetes.

Açúcar de côco

O açucar de côco é obtido a partir da seiva das flores do coqueiro. É rico em alguns minerais, principalmente potássio e ferro e vitaminas do complexo B. Tem uma cor castanha semelhante à do açúcar mascavado e um travo a caramelo. É um açúcar de baixo índice glicêmico (35) e de absorção lenta e portanto, será um bom substituto do açúcar branco, excepto para diabéticos e para pessoas que estejam a tentar perder peso.

Geleia de arroz

É obtida através da fermentação do arroz integral. Tem um baixo índice glicêmico e é considerada um hidrato de carbono complexo de absorção lenta. No entanto, possui uma capacidade de adoçar não muito elevada o que leva a aumentar a quantidade a utilizar.

Tâmaras Medjool

São uma forma interessante e natural de adoçar as receitas. As tâmaras Medjool são originárias de Marrocos e são nutricionalmente ricas em vitaminas como a A, vitaminas do complexo B e vitamina K, e também alguns minerais, nomeadamente, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e manganês. Como possuem fibra a absorção de glicose no sangue torna-se mais lenta.

Stevia

A stevia é um adoçante natural e rico em substâncias antioxidantes extraído a partir das folhas da planta Stevia rebaudiana. A Stevia tem um poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar branco e possui ao mesmo tempo 0 calorias, pelo que não causa nenhum impacto glicêmico.

Alguns estudos referem que a stevia não pode ser aquecida, sob a possibilidade de se formarem compostos potencialmente cancerígenos, pelo que não deverá adicionar a bebidas quentes como o café por exemplo. É indicada principalmente para bebidas frias. É uma boa opção para diabéticos por não aumentar os níveis de glicose no sangue e também para pessoas que estão em regime de emagrecimento.

É muito importante que opte por stevia de origem biológica já que existem no mercado formas de stevia processadas e que contêm outras substâncias que não apenas stevia.

Xilitol

O xilitol é um adoçante extraído de certas frutas e vegetais. Possui um baixo índice glicêmico (7), e metade das calorias do açúcar branco. É por isso uma boa opção de adoçante para diabéticos e para pessoas que estão em regime de emagrecimento. No entanto, deve ser utilizado com alguma moderação, pois em grandes quantidades pode causar distúrbios gástrico-intestinais.

Se pretende obter outros conteúdos que lhe permitam fazer mudanças para uma vida com mais saúde, poderá adquirir o meu livro “Pare, escute e mude” à venda em livrarias.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório