Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja como identificar e reagir ao assédio no ambiente de trabalho

Esclarecem algumas dúvidas muito comuns nesses casos

Veja como identificar e reagir ao assédio no ambiente de trabalho
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 26/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Crime

Embora algumas empresas ofereçam mecanismos de proteção à vítima, a realidade é bastante diferente. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Minsitério Público do Trabalho (MPT) ajudam a esclarecer as principais dúvidas sobre assédio sexual no trabalho.

Representantes dos dois órgãos explicaram ao jornal 'O Globo' como vítima de abuso deve proceder nesses casos, e como ir à Justiça.

1 - O assédio sexual no trabalho é qualquer provocação, proposta ou chantagem de natureza sexual manifestada por palavras, gestos ou outros meios, como o WhatsApp, por exeplo, imposta contra a vontade do outro. Também pode ser considerado assédio sexual, a exigência de um favor sexual em troca de benefícios ou para evitar prejuízos no trabalho, como a demissão, por exemplo.

2 - O assédio sexual é crime previsto no Código Penal, quando praticado por alguém com cargo superior à vítima. A pena prevista é de detenção, de um a dois anos.

3 - O assédio sexual não necessariamente precisa ocorrer no local de trabalho para ser considerado crime. Mas sim, é necessário que ocorra em razão do trabalho.

4 - A denúncia para esse tipo de crime deve ser levado a superiores ou mesmo ao departamento de Recursos Humanos da própria empresa. Também pode ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher.

5 - As provas contra o agressor podem ser anotações com detalhes como ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher. Gravações de conversas ou imagens, ainda que sem o conhecimento do agressor, têm valor de prova, assim como bilhetes, e-mails, outras mensagens, presentes e registros em canais da empresa ou órgãos públicos.

Leia também: Estudos indicam chance de 'corrigir' desequilíbrio cerebral de autistas

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório