Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os alimentos que são aliados da longevidade

Confira itens que não podem faltar no cardápio de quem quer viver mais e melhor

Conheça os alimentos que são aliados da longevidade
Notícias ao Minuto Brasil

07:12 - 26/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle viver mais

Atualmente, já é do conhecimento geral que o estilo de vida possui total relação com a expectativa e qualidade de vida. Fatores como hábitos alimentares, prática de atividades físicas, relações sociais, ambiente em que a pessoa vive, entre outros, são determinantes para a manutenção da saúde do indivíduo.

Em se tratando especificamente de alimentação, existem certos itens que são verdadeiros aliados da longevidade. Vale ressaltar que o consumo dos alimentos citados deve, impreterivelmente, estar acompanhado da prática de esportes.

+ Dieta de baixa caloria possibilita a remissão do diabetes

Está curioso para saber quais são eles? Então, confira a relação elaborada por Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da 'Superbom'.

Soja

Acrescentar soja à dieta diminui significativamente os níveis de colesterol e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. "Isso se dá porque a soja é fonte de isoflavonas e isoflavonoides, substâncias que atuam como antioxidantes e auxiliam na redução da taxa do colesterol ruim (LDL) e na prevenção do surgimento das doenças cardiovasculares", explica a profissional.

Tomate

Além de fortalecer o sistema imunológico, o tomate é rico em licopeno. "A substância neutraliza os radicais livres, tem propriedades anticancerígenas, especialmente contra o câncer de próstata. O fato de o tomate ser rico em vitaminas A, C, B6, cálcio e fósforo, também contribui no combate do envelhecimento", afirma Cyntia, consultora da Superbom.

Uva

A fruta, que é fonte de vitaminas A, B6 e C, melhora a circulação sanguínea, protege o coração de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade do organismo e, por tais motivos, traz longevidade. “Os benefícios gerados por ela se dão muito por conta de uma substância que está presente na composição da mesma: o resveratrol, que é encontrado, principalmente, na casca e na semente da uva”, explica.

Além do resveratrol, a nutricionista revela que uva possui uma grande quantidade de arginina, um aminoácido que auxilia no controle da pressão arterial, pois dilata as artérias. “O sistema intestinal também se mantêm regulado por conta da glutamina, substância que também protege o corpo de várias doenças”.

Maçã

A maçã conta com uma quantidade considerável de minerais que ajudam no controle das taxas de colesterol no sangue. “É, portanto, uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Possui, ainda, uma propriedade adstringente excelente para evitar problemas do sistema nervoso. A maçã atua também no controle dos níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de diabetes”.

Espinafre

É fonte de ferro e de ácido fólico, essencial para prevenir anemia e alguns tipos de câncer. “Além disso, evita a sensação de fraqueza e desânimo, possui atuação contra doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de contração do Alzheimer”, conclui a nutricionista.

Quer incluir esses itens na sua alimentação de forma prática e usufruir de todos esses benefícios? Abaixo, a Superbom sugere produtos ideais para quem deseja viver mais e melhor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório